segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

RTP-PSP/Imagens: GARCIA PEREIRA VAI APRESENTAR QUEIXA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

 

Jornal i - Lusa
 
O advogado Garcia Pereira afirmou hoje que pretende apresentar uma queixa ao Ministério Público relativamente à atuação policial no dia da greve geral, a 14 de novembro.
 
"Se mais ninguém o fizer, tenciono apresentar queixa ao Ministério Público" (MP), disse Garcia Pereira, acrescentando que "o MP dorme tranquilamente", referindo-se ao facto de ainda não ter sido aberta uma investigação por iniciativa do MP.
 
Para o advogado, que falava num debate organizado pela Comissão de Trabalhadores da estação pública de televisão, "é absolutamente inconcebível" que a Polícia de Segurança Pública (PSP) tenha tido acesso a imagens não editadas recolhidas por jornalistas da RTP, uma situação que "abre um precedente sério".
 
"A disponibilização de imagens em bruto sem mandato judicial configura não apenas uma ilegalidade, mas um crime. E a tentativa de obter essas imagens, disfarçando a obtenção de imagens - seja para o que for - corresponde à violação do dever de sigilo profissional", reiterou o advogado.
 
Garcia Pereira participava no debate "Caso Brutosgate: perspetivas jurídicas e deontológicas", uma iniciativa promovida hoje pela Comissão de Trabalhadores da RTP.
 
No final de novembro, a administração da RTP emitiu um comunicado no qual afirma que os "responsáveis da direção de informação facultaram a elementos estranhos à empresa" imagens dos incidentes ocorridos a 14 de novembro, dia da greve geral, em frente ao parlamento e adianta que foi aberto um inquérito. Na sequência desta polémica, o diretor de informação da RTP, Nuno Santos, anunciou a sua demissão do cargo, rejeitando essa acusação.
 
Num esclarecimento divulgado após notícias sobre a alegada cedência pela RTP de imagens da manifestação do passado dia 14, a PSP refere que "não possui, nem nunca teve na sua posse, quaisquer imagens dos operadores televisivos que não sejam as emitidas pelos diversos canais dessas televisões".
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana