terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Timor-Leste: PRÓXIMO DA ASEAN, TAUR DISCUTE COOPERAÇÃO COM ONU

 


MNE timorense espera que visita de secretário-geral da ASEAN promova aproximação à organização
 
04 de Dezembro de 2012, 09:36
 
Díli, 04 dez (Lusa) - O chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, disse hoje esperar que a visita do secretário-geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático ao país reforce a ideia de que Timor-Leste é parte daquela região e da organização.
 
"Nós esperamos que esta visita venha reforçar a ideia de que Timor-Leste é parte da região e parte da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) ", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense.
 
José Luís Guterres falava aos jornalistas do final de um encontro com o secretário-geral da ASEAN, Surin Pitsuawan, que iniciou hoje uma visita de dois dias ao país.
 
A candidatura de adesão de Timor-Leste à ASEAN foi admitida em novembro de 2011 durante a conferência de chefes de Estado e de Governo daquela organização, realizada em Bali.
 
O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, defendeu que Timor-Leste deveria entrar como membro de pleno direito na cimeira de 2013, mas Singapura tem defendido que isso aconteça só no ano 2015.
 
Singapura tem levantado algumas reservas à entrada de Timor-Leste na ASEAN, relacionadas com a preparação dos recursos humanos timorenses.
 
"Há uma comissão a estudar o pedido de Timor-Leste, a próxima reunião decorre em janeiro, em Singapura", disse o chefe da diplomacia timorense, salientando que o país continua a aguardar por uma decisão.
 
Para José Luís Guterres, Timor-Leste faz parte da região do sudeste asiático, como se pode ver pelo processo de integração económico que começou "há já algum tempo".
 
"Há aqui vários empresários da Indonésia, Singapura e Filipinas e de outros países da ASEAN. Os maiores parceiros do comércio bilateral são a Indonésia e Singapura", afirmou.
 
"Da nossa parte continuamos a investir nos nossos recursos humanos, nas nossas infraestruturas para que um dia mais tarde possamos competir com outras empresas de países da região. Esperamos pela decisão", acrescentou.
 
A visita do secretário-geral da ASEAN a Timor-Leste ocorre na sequência de um convite das autoridades timorenses.
 
Durante a sua estada em Díli, Surin Pitsuawan terá, na quarta-feira, encontros com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e um "diálogo interativo", a realizar no Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense.
 
O último dia da deslocação a Díli do secretário-geral da ASEAN ficou reservado para visitas ao Cristo Rei e ao Museu Nacional da Resistência.
 
A ASEAN, criada a 08 de agosto de 1967, tem como principais objetivos fomentar o crescimento económico e a estabilidade na região do sudeste asiático.
 
São Estados-membros da ASEAN, Singapura, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Malásia, Brunei, Vietname, Birmânia, Laos e Camboja.
 
MSE // VM.
 
PR Timor-Leste discute futuro da cooperação com a ONU
 
04 de Dezembro de 2012, 12:45
 
Díli, 04 dez (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, recebeu na segunda-feira uma missão dos conselhos executivos de várias agências das Nações Unidas para discutir o futuro da cooperação com a ONU, refere em comunicado, hoje divulgado, a Presidência timorense.
 
No documento, a Presidência refere que o encontro teve como objetivo discutir a cooperação futura entre aquela organização e as autoridades timorenses, tendo em conta o fim da Missão Integrada da ONU (UNMIT) que se encontra no país, a 31 de dezembro.
 
No encontro, Taur Matan Ruak agradeceu o apoio das agências da ONU e disse esperar que a parceria seja consolidada para futuros desafios, nomeadamente o combate à pobreza.
 
Para Taur Matan Ruak, Timor-Leste tem ainda pela frente desafios ao nível da pobreza, desemprego, funcionamento da administração de Estado em áreas remotas, qualidade das infraestruturas, dependência externa da economia nacional, qualidade de sistema de educação e a constituição do sistema administrativo.
 
"Como Presidente, não me envergonho em dizer-vos estas coisas. Muitas vezes disse ao Governo e ao povo que isto é uma vergonha, são necessárias mudanças", afirma o chefe de Estado timorense, citado no documento.
 
A visita dos representantes dos conselhos executivos das agências da ONU a Timor-Leste termina na sexta-feira.
 
MSE // VM.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana