terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cabo Verde: FARTOS DE ESPERAR, PROFESSORES AMEAÇAM COM GREVE




Liberal (cv)

A indignação dos professores sobe de tom, não só as suas reivindicações aguardam em “banho-maria”, como continuam sem resposta à carta endereçada ao primeiro-ministro e onde defendem a demissão de Fernanda Marques

Praia, 29 janeiro 2013 – Tendo como pano de fundo as progressões nas carreiras e requalificações, os professores ameaçam de novo com uma greve geral e continuam a defender a demissão da ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques.

O litígio com o ministério arrasta-se desde 2005, tendo levado já a uma manifestação que, no passado mês de Dezembro, juntou cerca de um milhar de professores nas ruas da cidade da Praia. Paralelamente, foi entregue uma carta ao primeiro-ministro onde se pede, de igual modo, a demissão da ministra. Mas, pesem embora as insistentes manifestações de intenção de José Maria Neves – que diz defender o diálogo social -, a missiva não recebeu ainda resposta do chefe do governo.

As duas organizações sindicais de professores, o SINDEP (afeto ao partido do governo) e a FECAP (próximo da oposição), convergem na ideia de que a greve geral será a única solução para obrigar o executivo a dar resposta às reivindicações dos docentes. Uma forma de luta que, a não haver uma evolução positiva, deverá ocorrer no segundo trimestre deste ano.

Sem comentários:

Mais lidas da semana