sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CABO VERDE NO CAN 2013, COOPERAÇÃO MACAU E CABO VERDE, CABRAL EM CÁTEDRA




Os 23 convocados de Cabo Verde

18 de Janeiro de 2013, 07:32

Cidade da Praia, 18 jan (Lusa) - O selecionador cabo-verdiano convocou 10 jogadores que atuam em Portugal para integrar o lote de 23 que vão participar na Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2013), competição que arranca no sábado.

Do grupo inicialmente convocado, dois jogadores - Odair (Stade Reims, França) e Zé Luís (Sporting de Braga, Portugal) - declinaram representar a seleção, tendo o técnico Lúcio Antunes chamado para o seu lugar os "portugueses" Rambé (Belenenses) e Platini (Santa Clara).

Cabo Verde, que se estreia no sábado em edições da CAN, precisamente frente à África do Sul, seleção anfitriã, está incluído no Grupo A, que conta ainda com Angola e Marrocos.

Lista dos 23 convocados de Lúcio Antunes para a CAN2013:

- Guarda-redes: Vozinha (Progresso de Sambizanga, Angola), Rilly (Mindelense) e Fock (Batuque FC).

- Defesas: Pécks (Gil Vicente, Portugal), Gégé (Marítimo, Portugal), Carlitos (AEL FC Limassol, Chipre), Nando (Châteauroux, França), Fernando Varela (FC Vaslui, Roménia), Jozimar (Dordrecht, Holanda), Guy Ramos (RKC Waalwijk, Holanda) e Nivado Santos "Tax" (Académica, Portugal).

- Médios: Babanco (Olhanense, Portugal), Marco Soares (Omonia, Chipre), Sténio (Feirense, Portugal), Rony (Fola Esch, Luxemburgo), Platini (Santa Clara, Portugal), Toni Varela (Sparta de Roterdão, Holanda) e David Silva (Olhanense, Portugal).

- Avançados: Djaniny (Olhanense, Portugal) Ryan Mendes (Lille, França), Rambé (Belenenses, Portugal), Heldon Ramos "Nhuk" (Marítimo, Portugal) e Júlio Tavares (Dijon, França).

JSD // VR.

Cabo Verde e Macau vão reforçar cooperação bilateral

18 de Janeiro de 2013, 19:53

Cidade da Praia, 18 jan (Lusa) - Cabo Verde e Macau vão reforçar a cooperação bilateral e mobilizar investimentos para financiamento de projetos no domínio económico e empresarial no arquipélago.

A informação foi prestada hoje pelo secretário do Estado de Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, José Luís Rocha, no âmbito de uma visita de trabalho de uma delegação China/Macau, chefiada pela Adjunta do Gabinete de Ligação do Governo Central na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Gao Yan.

José Luís Rocha explicou que a intenção é criar uma plataforma para apresentar pedidos de financiamento no quadro do fundo sustentado pelo Banco Chinês de Desenvolvimento.

"No encontro de hoje, planificamos o futuro das nossas relações de cooperação, focados em três pontos essenciais: reforço da cooperação bilateral do comércio e investimento mútuo, bem como em recursos humanos e também a exploração de novos domínios da cooperação", enumerou.

Segundo o secretário do Estado dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, no encontro foi reforçada a importância das parcerias económicas, com particular acesso ao financiamento, mercados, internacionalização das empresas e investimentos diretos.

Cabo Verde prometeu à delegação China/Macau assumir o compromisso de se tornar membro ativo do fórum e participar nas atividades de balanço e preparação da IV Conferência Ministerial.

Para a Adjunta do Gabinete de Ligação do Governo Central na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Gao Yan, a deslocação tem como objetivo trocar impressões e potenciar o papel de Macau como plataforma de promoção da cooperação económica e comercial bilateral.

"Apesar de estarmos geograficamente longe, vamos envidar esforços para tornar os nossos países mais próximos", justificou.

Gao Yan é acompanhada pelo secretário para a Economia e Finanças do Governo da RAEM, Tam Pak Yuen, e o secretário-geral do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países da Língua Portuguesa.

Além do encontro no Ministério das Relações Exteriores de Cabo Verde, a delegação China/Macau reuniu-se também com uma equipa do Ministério do Turismo, Industria e Energia e avistou-se ainda com o primeiro-ministro, José Maria Neves.

A vista da delegação China/Macau termina sábado na ilha do Sal, onde manterá um encontro com o presidente da câmara local, Jorge Figueiredo.

CLI //JMR.

Universidade de Cabo Verde cria Cátedra Amílcar Cabral

18 de Janeiro de 2013, 18:46

Cidade da Praia, 18 jan (Lusa) - A Universidade Pública de Cabo Verde (UNI-CV) anunciou hoje a criação de uma Cátedra Amílcar Cabral para trabalhar na investigação sobre o líder histórico do PAIGC, assassinado há 40 anos em Conacri.

A informação foi avançada hoje pelo reitor da UNI/CV, Paulino Fortes, no âmbito das celebrações do 40.º aniversário da morte de Amílcar Cabral, um dos cofundadores do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

"A Universidade de Cabo Verde resolveu criar uma cátedra que vai trabalhar na investigação à volta da vida e obra de Amílcar Cabral, mas também à volta de tudo aquilo que é cultural em Cabo Verde", explicou.

O diretor da Cátedra Amílcar Cabral da UNI/CV, Manuel Veiga, antigo ministro da Cultura (2008/10), afirmou que a universidade vai dedicar a iniciativa "2013 - Ano de Amílcar Cabral".

Segundo Manuel Veiga, por ter sido criada em novembro último, este ano, para além de trabalhar na organização da cátedra, existem mais três "grandes ações" que a mesma pretende realizar.

"Em abril, vamos ter a I Jornada Científica sobre os trabalhos que os investigadores da cátedra estão a fazer. Em setembro será realizada uma Mesa Redonda sobre 'Amílcar Cabral Cidadão'", explicou.

A terceira, acrescentou, decorrerá em novembro, no primeiro aniversário da cátedra, em que a ideia é publicar o número zero da Revista da Cátedra.

"Aí, vamos publicar tudo o que aconteceu no lançamento da Cátedra e os trabalhos científicos realizados", informou.

Para Manuel Veiga, que é também professor e investigador, para motivar um jovem a investigar Amílcar Cabral é preciso conhecê-lo como um homem de dedicou toda a sua vida a lutar pela independência do seu povo.

Domingo, Cabo Verde e Guiné-Bissau celebram o Dia dos Heróis Nacionais, em memória de todos os que tombaram no conflito pela independência dos dois países (1963/74), efeméride que assinada o aniversário do assassínio de Amílcar Cabral.

CLI // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana