terça-feira, 15 de janeiro de 2013

EUA FARÃO TUDO O QUE PUDEREM PARA AJUDAR A FRANÇA NO MALI




Jornal de Notícias - foto em Lusa

O secretário norte-americano da Defesa, Leon Panetta, garantiu que os Estados Unidos e a comunidade internacional vão fazer tudo o que possam para ajudar a França na sua intervenção militar no Mali.

Leon Panetta, que também esteve esta terça-feira em Portugal, no início da sua ronda europeia que marca a despedida do cargo, falava aos jornalistas, em Madrid, na conferência de imprensa após uma reunião com o ministro da Defesa espanhol, Pedro Morenés.

Segundo a agência noticiosa Efe, o secretário da Defesa norte-americano disse ainda que os EUA estão a seguir a atuação das forças francesas no Mali e, quando questionado se os objetivos estão a ser alcançados, respondeu que estão a ser reunidas informações sobre essa matéria.

No entanto, destacou a dificuldade em fazer frente a um "inimigo disperso", sublinhando a necessidade de o enfrentar e elogiando o passo em frente dado pela França. "A comunidade internacional vai fazer tudo que puder para ajudar nesse esforço", garantiu.
Leon Panetta avançou ainda que os Estados Unidos estão em contacto com as autoridades francesas, a analisar a assistência específica que podem dar.

Ainda em Portugal, na conferência de imprensa com o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, o responsável do Pentágono disse que os Estados Unidos apoiam a operação militar francesa no Mali contra a al-Qaeda, mas não vão enviar tropas para o terreno.

"Não consideramos enviar tropas neste momento para o terreno. Apoiamos os franceses nesta operação para deter terroristas e membros da al-Qaeda que procuram estabelecer a sua base no Mali", disse Panetta.

Depois de Lisboa e Madrid, o secretário da Defesa dos Estados Unidos continua a sua última viagem no cargo por Roma e Londres.

Sem comentários:

Mais lidas da semana