domingo, 27 de janeiro de 2013

Golpes de Estados: MOÇAMBIQUE E TIMOR-LESTE NA LISTA DOS PAÍSES EM RISCO


Timor-Leste 2006 - golpe de estado


Numa lista de 30 países com maiores graus de risco de golpes de Estado, classificados como de "maior risco", "alto risco" e de "risco", liderada pela Guiné-Bissau, Moçambique surge como o 3º país lusófono, logo depois de Timor-Leste, na 18ª posição como país de "risco" de golpe de Estado.

A revolta popular ocorrida em Maputo em 2011, em que a população saiu à rua protestando contra o aumento do preço do pão, entre outros, poderá estar na origem desta classificação de Moçambique.

Quanto a Timor-Leste, os frequentes distúrbios em Díli e o atentado contra Ramos Horta são sinais que transmitem alguma apreensão.

A lista, publicada no jornal The Guardian, foi elaborada com base nos estudos e nas previsões do politólogo inglês Jay Ulfelder, e surge acompanhada de um mapa de África com o grau de risco destacado de acordo com uma tonalidade.

Apesar de ser uma lista de todos os países do mundo, o continente africano surge destacado com vários países classificados como de "maior risco", como o Sudão, o Mali e Madagáscar, nos lugares cimeiros.

A lista de Ulfelder passou a ser analisada com mais atenção depois de ter acertado nos golpes de Estado ocorridos na Guiné-Bissau e no Mali, no ano passado. O que justifica a presença de vários países nela é a extrema pobreza, a fraco poder das autoridades bem como a existência de regimes democráticos muito frágeis.

Para além disso, outra explicação é o facto de os golpes de Estado serem mais previsíveis nos países onde já ocorreram nos últimos anos, e que é uma das características partilhadas pelos países que ocupam os oito primeiros lugares da lista.

Outras razões associadas é a junção de três factores: existência de guerras civis na vizinhança, revoltas populares e fraco crescimento económico.

Para 2013, segundo Ulfelder, países como o Mali e a Guiné-Bissau seguem no topo da lista.

Aqui fica a lista dos 30:

1. Guiné-Bissau 2. Sudão 3. Mali 4. Madagáscar 5. Mauritânia 6, Guiné 7. Chad 8.Congo-Kinshasa 9. Níger 10. Timor Leste 11. Lesotho 12. Haiti 13. Cambodja 14. Equador 15. Afghanistão 16. Nigéria 17. Bangladesh 18. Moçambique 19. República Centro Africana 20. Sudão do Sul 21. Etiópia 22. Tanzânia 23. Iémen 24. Costa do Marfim 25. Síria 26. Ruanda 27. Burkina Faso 28. Zimbabwe 29. Gâmbia 30. Libéria


* Publicado no TLN, mais noticiário sobre Timor-Leste, Ásia e Oceânia em TIMOR LOROSAE NAÇÃO

1 comentário:

Anónimo disse...

Um golpe de estado só poderá acontecer em Timor-Leste caso o CNRT perder as eleições. A crise de 2006 foi alimentado por ciúmes de poder e anti-governo liderada por Alkatiri. Por enquanto ninguêm está interessada de liderar um golpe de estado naquele país, pois os timorenses estão fartos de Guerra e os líderes sabem do preço de golpes. Os golpistas não se esperavam de que haveria IDPs que durassem anos e muito dinehiro teriam que gastar. Para mais, os golpistas tiveram que se fazerem de surdos ao assistir ‘as forças de paz’ australiana a insultarem uma parte da população que por muitos anos tentavam, a todo o custo, salvar a vida de líderes durante a ocupação indonésia.
Não acredito de que haverá um golpe em Timor-Leste, pelo menos até as próximas eleições.

Mais lidas da semana