quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MAU TEMPO EM MOÇAMBIQUE DESTRÓI E MATA QUE SE FARTA




Chuvas provocam 12 mortos e atingem cerca de 14 mil pessoas em Moçambique -- novo balanço

16 de Janeiro de 2013, 14:06

Maputo, 16 jan (Lusa) - As fortes chuvas que assolam Moçambique causaram 12 mortos, afetaram 14.374 pessoas e, na capital moçambicana, Maputo, destruíram 380 casas, refere o novo balanço do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) hoje divulgado.

A porta-voz do INGC, Rita Almeida, disse aos jornalistas que quatro crianças morreram na terça-feira em bairros da periferia de Maputo arrastadas pelas águas da vala de drenagem quando regressavam da escola.

Um dos corpos foi recuperado no vale do Infulene, arredores da capital moçambicana, onde a chuva provocou estragos enormes, porque todas as casas destruídas eram de alvenaria.

Nas restantes províncias, as habitações destruídas pelas chuvas eram de construção precária.

Um caso similar, envolvendo também quatro crianças, ocorreu nas imediações da Rua Cândido Mondlane, no bairro das Mahotas.

Desde sexta-feira vigora o alerta laranja para a região norte do país, decretado pelo governo moçambicano na sequência das chuvas que atingem Moçambique.

De acordo com os dados governamentais, a província do centro do país Manica é uma das mais fustigadas, com 11.580 famílias atingidas, seguida da Zambézia, com 1914 agregados, e Inhambane, no sul, com 775 famílias.

Perto de mil famílias estão albergadas nos centros de acomodação espalhados pelo país, disse Rita Almeida, admitindo que, com o evoluir dos acontecimentos, o número de mortes poderá subir.

MMT // MLL.

Chuvas mataram quatro crianças em Maputo

16 de Janeiro de 2013, 08:39

Maputo, 16 jan (Lusa) - Quatro crianças morreram na terça-feira em bairros da periferia de Maputo, em resultado das fortes chuvas que caíram na capital moçambicana, relata hoje a imprensa local.

Segundo o Notícias, de Maputo, no bairro da Maxaquene morreram duas crianças que resvalaram e foram arrastadas pelas águas da vala de drenagem quando regressavam da escola.

Um dos corpos foi recuperado no vale do Infulene.

Fortes chuvas provocam encerramento da Escola Portuguesa de Maputo

16 de Janeiro de 2013, 06:37

Maputo, 16 jan (Lusa) - A Escola Portuguesa de Maputo (EPM) suspendeu hoje o seu funcionamento, em consequência das fortes chuvas que, nos últimos dias, afetaram a capital de Moçambique.

Segundo um comunicado da EPM, a suspensão das atividades destina-se a "repor o normal funcionamento de algumas instalações e equipamentos" afetados pela chuva que, quase sem cessar, cai em Maputo desde a passada sexta-feira.

Hoje, será emitido novo comunicado sobre a situação e com o provável anúncio da data de retoma das aulas, refere o mesmo documento.

LAS // HB

Sem comentários:

Mais lidas da semana