terça-feira, 15 de janeiro de 2013

NOVA ESPÉCIE DE COBRA VENENOSA DESCOBERTA EM MOÇAMBIQUE




MMT – MLL - Lusa

Maputo, 15 jan (Lusa) - Uma nova espécie de cobra, considerada altamente venenosa e potencialmente fatal, foi descoberta em Moçambique, anunciou hoje um pesquisador da Universidade Lúrio (UniLúrio) de Moçambique.

O zoólogo Harith Farooq, que disse ter descoberto a serpente em março de 2012, referiu tratar-se da espécie Thelotornis usambaricus, que pertence a um grupo de cobras vulgarmente chamado de "Vine snakes"ou "Twig snakes".

Até à sua descoberta em Moçambique, só se sabia da sua existência na vizinha Tanzânia, também país localizado na África Austral.

"O veneno é hemotóxico e até ao momento não existe antiveneno para os seus ataques", disse hoje o pesquisador entrevistado pela Agência de Informação de Moçambique.

Harith Farooq disse ter descoberto a serpente quando realizava um inventário de fauna terrestre na Ilha de Vamizi, Arquipélago das Quirimbas, província nortenha de Cabo Delgado, onde encontrou dois exemplares deste animal.

A seguir, o zoólogo enviou um dos exemplares para o Museu de História Natural do Zimbabué para confirmação taxonómica, um trabalho que foi realizado com o especialista Donald G. Broadley, o mesmo que descreveu esta espécie para a ciência em 2001 na Tanzânia.

"Atualmente, os dois exemplares trazidos de Vamizi podem ser encontrados no Museu de História Natural do Zimbabué, em Bulawayo, ou na coleção de referência de répteis da Universidade Lúrio em Pemba", na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, refere a fonte.

Com a descoberta, sobe para 96 o número de espécies de cobras contabilizadas em Moçambique, segundo os dados estatísticos desta área.

Sem comentários:

Mais lidas da semana