terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Chuvadas agravam bolsas de fome e condicionam trânsito no centro de Moçambique




AYAC – MLL - Lusa

Chimoio, 15 jan (Lusa) - Quatro distritos da província de Manica, centro de Moçambique, enfrentam bolsas de fome, afetando 573 pessoas, em situação crónica de falta de comida, prevendo-se um agravamento nesta estação chuvosa, disse hoje à Lusa fonte governamental.

Os distritos de Machaze (sul) e Guro, Macossa e Tambara (norte), ciclicamente afetados por efeitos combinados de estiagem e inundações, poderão ver as suas culturas comprometidas com as chuvas fortes na região, agravando as "degradantes condições de vida" da população.

"Há bolsas de fome nos distritos do sul e norte da província de Manica e 573 pessoas precisam de uma ajuda alimentar urgente naqueles locais", disse António Mapure, secretário permanente provincial de Manica, assegurando estarem em curso programas de apoio direto às vitimas.

Nos locais afetados, que não toleraram o desenvolvimento de certas culturas devido às condições de solos, foi iniciado um programa de ação social produtivo, que inclui a distribuição de ramas de batata-doce e mandioca, resistentes à seca.

Outro programa iniciado é o de comida pelo trabalho, no qual a população é envolvida na abertura e limpeza de vias de acesso, em troca de farinha de milho, feijão, óleo e arroz.

Entretanto, as chuvas que fustigam a região, além de destruírem a pouca produção da presente safra agrícola, estão a condicionar ou a interromper o trânsito rodoviário, devido à degradação das vias de acesso ou à subida de caudais dos rios.

"Aprovisionámos medicamentos e livros escolares nos lugares críticos, uma vez a previsão meteorológica indica uma tendência de chuvas acima do normal até março", afirmou António Mapure.

Sem comentários:

Mais lidas da semana