terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Portugal: Governo em baixa. Rio melhor que Passos para liderar PSD - Sondagem




Ana Sá Lopes – Jornal i

65% dos inquiridos dão nota inferior a 7 ao governo. Rio, Costa e Louçã melhores que os líderes dos seus partidos

No barómetro i/Pitagórica de Dezembro – o trabalho de campo foi feito entre 13 e 18 de Dezembro, ao contrário do que indicava a ficha técnica que, por lapso, saiu na edição de ontem –, a avaliação que os inquiridos fazem ao governo é ainda mais negra do que nos meses anteriores. Em Outubro, depois da crise da TSU e da manifestação de 15 de Setembro, o governo tinha uma média de 6; agora, essa média cai para 5,5.

Desafiados a classificar o governo segundo uma escala de 0 a 20 pontos, 65% dos inquiridos atribui uma pontuação igual ou inferior a 7. Apenas 10,1% admite dar uma nota ao governo superior a 14. A pontuação intermédia – entre 8 e 13 pontos – é escolhida por 24,8%. As avaliações mais baixas partiram de mulheres e de inquiridos com 55 anos ou mais, provenientes de uma classe social baixa e que nas últimas eleições votaram à esquerda. A sondagem revela que apenas um em cada dez inquiridos dá uma classificação claramente positiva ao governo.

Passos Coelho – assim como António José Seguro e a dupla João Semedo-Catarina Martins nos respectivos partidos – não é visto pela maioria dos inquiridos como o melhor líder para o PSD. Em Dezembro, 32% dos inquiridos achavam que Rui Rio seria o melhor líder para o PSD neste momento – no mês passado eram 36% os que defendiam a transferência do presidente da Câmara Municipal do Porto para a liderança do PSD, e no barómetro de Outubro 30%. No campeonato de melhor líder do PSD, Passos Coelho surge em terceiro lugar, com 12,7%, uma média baixa, mas ligeiramente melhor que as obtidas nos últimos dois barómetros: 12,4% em Novembro e 11% em Outubro. Melhor que a de Passos Coelho é a classificação de Manuela Ferreira Leite: 18,6% dos inquiridos consideram que a ex-presidente do PSD seria a melhor líder neste momento, uma percentagem que tem vindo a aumentar. Em Outubro, Ferreira Leite tinha 15,4% das preferências, e em Novembro 17,6%. Paulo Rangel, que se candidatou às últimas eleições internas do PSD, obtém 8,3% das preferências, mais do que nos últimos dois barómetros – 6,4% em Outubro e 6,7% em Novembro.

Segundo 41,2% dos inquiridos, o melhor líder para o PS seria António Costa, que mantém a primeira posição, mas cai face ao mês anterior, quando 48,5% dos inquiridos o defendiam como melhor líder. A seguir vem António José Seguro, com 21,9%. O actual secretário-geral socialista sobe relativamente aos barómetros anteriores: em Novembro só 17,2% dos inquiridos o consideravam o melhor líder para o PS, e em Outubro 18,8%. Em terceiro vem Francisco Assis (11%), e Sócrates continua nos mínimos e a descer. Em Dezembro, só 3,8% o referem como melhor líder para o PS.

Só Paulo Portas e Jerónimo de Sousa são considerados “melhores líderes” dos respectivos partidos. Portas é referido por 39,4% e Jerónimo de Sousa por 46,8%. Os números dois são, no CDS, Nuno Melo (15,3%), e no PCP Bernardino Soares (11,1%).
A nova liderança do Bloco de Esquerda ainda não se impôs, segundo os dados do barómetro. Há ainda mais inquiridos (37,8%) do que no barómetro de Dezembro (32,7%) a defender Francisco Louçã como melhor líder para o Bloco. A seguir vem a deputada Ana Drago, com 13,1%. Surpresa é o facto de Catarina Martins – até aqui muito menos conhecida da opinião pública que João Semedo – ultrapassar em opiniões positivas o outro coordenador. Regista neste barómetro 8,4%, descendo ligeiramente face a Novembro, mas João Semedo sofre uma queda grande. Depois de ter atingido os 10,2% em Novembro, recua agora para os 4,2%.

Ficha técnica

Estudo de opinião realizada pela Pitagórica – Investigação e Estudos de Mercado SA, para o Jornal i , entre 13 e 18 de dezembro de 2012. Foram realizadas entrevistas telefónicas- CATI por entrevistadores seleccionados e supervisionados, com o objectivo de conhecer a opinião sobre questões políticas e socais da actualidade nacional.

O universo é constituído por indivíduos de ambos os sexos, com 18 ou mais anos de idade e recenseados em Portugal com telefone fixo ou móvel.

Foram validadas 511 entrevistas correspondendo a 79,22% das tentativas realizadas. Foi utilizada uma amostragem por quotas de sexo, idade e distrito: (homens- 236; mulheres – 275; 18-34 anos: 150; 35-54 anos: 188 e 55 ou mais anos:173; Norte: 177; Centro 122; Lisboa: 129; Alentejo: 37; Algarve: 20 e Ilhas: 26).

A geração dos números móveis a contactar foi aleatória e a dos números fixos seleccionada aleatoriamente por distrito nas listas telefónicas. Em ambos os casos o entrevistado foi seleccionado de acordo com as quotas estipuladas

No caso da intenção de voto os indecisos foram distribuídos de forma proporcional
O erro máximo da amostra é de 4,42%, para um grau de probabilidade de 95,5%. Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.


Leia também:

Sem comentários:

Mais lidas da semana