quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Portugal: O PROBLEMA NÃO É O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL… É O GOVERNO




Henrique Monteiro – Expresso, opinião

Ouvem-se vozes contra a possibilidade de o TC poder declarar não conforme à lei fundamental certas normas do Orçamento. Há quem considere uma judicialização da política, há mesmo que diga - suprema imbecilidade! - que o tribunal devia apresentar alternativas.

Ora o problema não está no TC. O Tribunal Constitucional faz parte das regras do jogo, que além da regra democrática da maioria tem diversas outras, como a do império da lei e a da sua previsibilidade. O Governo é obrigado a respeitá-las, tal como a deputada do PS apanhada com excesso de álcool era obrigada a respeitar a lei que impõe um máximo, ou como quando cada um de nós ultrapassa os 120 km/h numa autoestrada sabe que pode ser multado.

Ao Governo cabe fazer leis que cumpram a lei fundamental do país. Para isso têm assessores, consultores e gabinetes vários. Quando produz uma, da qual toda a gente diz ser inconstitucional, caber-lhe-ia alterá-la de modo a que fosse aceitável. Além disso, o Governo pode propor aos parceiros políticos a alteração da própria Constituição. O que não pode é afirmar que com esta Constituição não pode governar, ou que com este TC é impossível cumprir o programa da troika. Por uma razão muito simples: estes limites já existiam e foi com eles que aceitou governar. Se não o sabe fazer - e como dizia o outro - deixe isso para quem sabe.

Sem comentários:

Mais lidas da semana