quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PORTUGAL SOBE PARA 8º LUGAR NO CLUBE DE RISCO DE INCUMPRIMENTO




Jorge Nascimento Rodrigues - Expresso

A probabilidade de incumprimento da dívida regressou a um valor próximo de 30%. Ontem, o país havia descido para a 10ª posição no "clube" de 10 países com mais alto risco. Hoje subiu para o 8º lugar. No mercado secundário, os juros sobem há dois dias em todos os prazos.

A probabilidade de incumprimento da dívida portuguesa num horizonte de cinco anos fechou hoje em 29,95%, depois de ontem ter fechado em 29,14% e na segunda-feira em 28,71%, segundo dados da CMA DataVision.

O custo dos credit default swaps - derivados financeiros que funcionam como seguros contra o risco de incumprimento - subiu para ligeiramente acima de 400 pontos base. Na segunda-feira havia fechado em 380,39 pontos base e na semana passada fechara em 378,33 pontos base.

Fruto deste agravamento, a posição de Portugal no grupo dos 10 países com mais alto risco de incumprimento subiu da 10ª posição, em que fechara ontem, para a 8ª posição ao final do dia de hoje. Ultrapassou o Egito e o Iraque, cujo nível de risco está, também, no patamar dos 29%.

O agravamento da situação era já observável no mercado secundário da dívida, onde as yields das obrigações do Tesouro (OT) estão a subir há dois dias em todos os prazos, segundo dados da Bloomberg. As yields das OT a 10 anos fecharam em 6,5% quando no início da semana estavam em 6,375%. No prazo médio residual da dívida portuguesa, que é de 7 anos, as yields subiram de 5,9% no fecho de segunda-feira para 6,13% no fecho de hoje.

O prémio de risco da dívida portuguesa está, de novo, acima de 5 pontos percentuais. Este prémio deriva do diferencial entre as yields das obrigações do Tesouro português e as relativas aos Bunds, os títulos alemães, no prazo a dez anos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana