terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Timor-Leste e a crise de 800 funcionários desempregados após a saída da UNMIT




O Governo está à procura de uma solução para resolver o destino dos 800 funcionários da UNMIT (Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste) que ficaram desempregados, no final da Missão, no dia 31 de dezembro de 2012, indicou Fernando Lasama de Araújo.

La Sama está a estudar a parte financeira e do SEFOPE (Secretariado do Estado de Formação Profissional e Emprego), com o fim de encontrar uma solução para resolver a questão dos 800 funcionários timorenses da UNMIT que ficaram desempregados.

O Estado está a analisar sobre a questão dos salários. Os funcionários quando trabalhavam para a UNMIT recebiam um salário alto, mas se trabalharem para o Governo vão receber segundo o salário aplicado em Timor.

Enquanto trabalharam na missão da ONU, tiveram uma formação intensa e aprenderam muitas coisas, o Governo reconhece isto e vai procurar uma solução. Os contratos com esses funcionários irão depender das suas necessidades.

Os que trabalhavam como segurança vão ser colocados na área de segurança. Alguns estão destinados para as escolas construídas no território. E outros irão servir de  segurança na parte de electricidade, disse Lasama. 

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e 

Sem comentários:

Mais lidas da semana