terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Timor-Leste mantém posição de levar gasoduto para a costa sul do país - PM




MSE – VN - Lusa

Díli, 08 jan (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse hoje que mantém a posição de levar um gasoduto da reserva de gás Greater Sunrise para o país e que os estudos revelam que é "tecnicamente possível".

"Não estamos na parte final, mas os resultados (dos estudos) dizem que tecnicamente é possível, portanto, estamos em melhores condições de dizer que vamos continuar a manter a nossa posição de trazer o pipeline", afirmou Xanana Gusmão aos jornalistas.

O primeiro-ministro falava no final de um encontro de cerca de três horas com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, que perguntou sobre os resultados daqueles estudos.

O plano de desenvolvimento da reserva de gás Greater Sunrise, no mar de Timor na costa sul do país, entrou num impasse devido a visões diferentes entre australianos e timorenses.
Enquanto a empresa petrolífera australiana Woodside defende a exploração numa plataforma flutuante, Timor-Leste insiste em construir um gasoduto para ter uma fábrica de processamento de gás natural na costa sul do país, com o objetivo de criar postos de trabalho e desenvolver aquela região.

A construção de um gasoduto daria outro ímpeto ao projeto Tasi Mane, que tem como principal objetivo desenvolver a costa sul do país através da indústria petrolífera.

O projeto inclui a construção de três grupos industriais, que serão a espinha dorsal daquele setor empresarial do país.

Tasi Mane inclui a base de fornecimento do Suai, uma refinaria e um grupo de indústria petroquímica em Betano e uma exploração de gás (através do gasoduto que as autoridades timorenses pretendem ver construído a partir do Greater Sunrise) em Viqueque/Beasu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana