sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Angola: CIMEIRA DE MALABO, MAIS UM SECRETÁRIO DE ESTADO DO INTERIOR




Angola presente na cimeira América do Sul/África

22 de Fevereiro de 2013, 12:30

Luanda, 22 fev (Lusa) -- O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chicoti, representa Angola na III Cimeira de Chefes de Estados e de Governo América do Sul/África (ASA), que se inicia hoje em Malabo, capital da Guiné Equatorial.

Uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores enviada hoje à agência Lusa refere que Georges Chicoti representa o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, na cimeira que decorre sob o tema "Estratégias e Mecanismos para o Reforço da Cooperação Sul-Sul".

Um dos objetivos desta cimeira é a criação de um novo dinamismo regional e o fortalecimento das relações entre os países de ambas as regiões "na base da solidariedade, prosperidade partilhada e promoção das potencialidades e recursos humanos".

Segundo a nota, o fórum visa igualmente facilitar os contactos entre os setores privados de África e da América do Sul e explorar as oportunidades de comércio e investimento.

Os Chefes de Estado e de Governos deverão aprovar no final do encontro, previsto para sábado, a "Declaração de Malabo", onde serão identificadas as áreas de cooperação, nomeadamente paz e segurança, assuntos políticos, democracia, boa governação, Direitos Humanos, cooperação nos fóruns multilaterais, investimento, comércio, indústria e turismo, bem como ciência, tecnologia de informação e comunicação.

Na cimeira, os Chefes de Estado e de Governo deverão debruçar-se igualmente sobre questões institucionais, tais como os mecanismos de financiamento dos projetos da ASA, o Comité Presidencial Estratégico e a criação do Secretariado Permanente.

A primeira cimeira da ASA foi realizada em Abuja, Nigéria, a 30 de novembro de 2006, enquanto a segunda decorreu em Isla de Margarita, na Venezuela, a 27 de setembro de 2009.

A cooperação Sul-Sul é um termo usado para descrever a troca de recursos, tecnologia e conhecimento entre os países em desenvolvimento.

Em 1978, as Nações Unidas, cientes da importância do eixo Sul-Sul, criaram a Unidade de Cooperação Sul-Sul para promover o comércio e a colaboração no seio das suas agências.
A essência dessa cooperação é a de institucionalizar uma nova ordem mundial e combater o domínio ocidental aos níveis social, económico e político.

NME // MLL.

José Eduardo dos Santos nomeou mais um secretário de Estado para o Interior

22 de Fevereiro de 2013, 15:24

Luanda, 22 fev (Lusa) - O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, nomeou hoje um novo secretário de Estado para o Ministério do Interior, segundo uma nota de imprensa enviada à Lusa pela Casa Civil da Presidência da República.

Trata-se de Hermenegildo José Félix, até aqui inspetor-geral adjunto do Ministério do Interior para a área das Finanças, e que se estreia em cargos no Governo central.

A nota de imprensa da Casa Civil da Presidência limita-se a dar conta da nomeação, com efeitos a partir de hoje.

Hermenegildo José Félix junta-se no Ministério do Interior, tutelado por Ângelo Veiga Tavares, aos secretários de Estado do Interior e o para os Assuntos Penitenciários, Eugénio Laborinho e José Barroquina Zau, respetivamente.

Com esta nomeação, o Governo angolano, saído das eleições gerais de agosto de 2012, que o MPLA venceu com uma confortável maioria de 71,84 por cento, passa a ter 35 ministros, incluindo dois ministros de Estado, e 52 secretários de Estado.

EL // VM.

Sem comentários:

Mais lidas da semana