terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Angola interessada no programa de privatização de empresas portuguesas




EL – VM - Lusa

Luanda, 05 fev (Lusa) - Angola está interessada no programa de privatização de empresas portuguesas, e está a preparar-se para comprar, disse hoje em Luanda o chefe da diplomacia angolana.

O anúncio foi feito à saída de um encontro do ministro dos negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, em que participou também o ministro das Relações Exteriores angolano, Georges Chicoti.

Instado a dizer se Angola continua interessada na deslocação de empresas portuguesas, Chicoti respondeu afirmativamente, mas reconheceu que se trata de um processo ainda moroso.

"Naturalmente que isso não se faz num dia. Mas há um bom número de empresas portuguesas que têm um interesse particular em Angola e sobre as quais Angola também tem interesse. Esse processo está sendo feito", disse.

"Hoje, o Dr. Paulo Portas anunciou que alguns setores em Portugal vão ser privatizados e naturalmente que é de interesse para Angola olhar também para algumas dessas grandes empresas portuguesas que podem ser de interesse para Angola", acrescentou.

Georges Chicoti escusou-se a dizer quais os setores que interessam a Angola, limitando-se a afirmar que durante a preparação da primeira cimeira bilateral, a realizar no segundo semestre deste ano, Angola vai "olhar caso a caso".

"O importante é que Angola está a preparar-se nesse sentido. Portanto há todo o interesse", frisou.

Ainda sobre as áreas que deverão constar da cimeira, Georges Chicoti destacou a educação.

"Acho que teremos algum interesse particular no domínio da educação. Precisamos de alguns quadros, alguns bons profissionais no domínio do ensino. Vamos também olhar para o Programa Indicativo de Cooperação (PIC) entre Angola e Portugal, onde eventualmente poderemos olhar para outras questões de interesse comum", concluiu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana