quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BISPO SUSPEITO DE ASSÉDIO SEXUAL MANDADO PARA “EXÍLIO” DOURADO NO VATICANO




Igreja continua a varrer “poeira” para debaixo do tapete… 

Liberal (cv)

Ao invés de ser suspenso, o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, foi nomeado para ocupar um cargo de topo na hierarquia da Santa Sé, passando a ter assento no Conselho Pontifício da Cultura (equivalente a um ministério)

Lisboa, 21 fevereiro 2013 – O caso está a causar mal-estar na capital portuguesa. É que o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo (na foto), foi nomeado para delegar o Conselho Pontifício da Cultura do Vaticano, apesar de graves suspeitas de assédio sexual, cuja denúncia foi feita diretamente ao Núncio Apostólico (embaixador) pela alegada vítima, o padre José Nuno Ferreira da Silva.

Segundo a revista portuguesa, “Visão” este caso remonta aos anos 80 quando o bispo auxiliar era ainda diretor espiritual do Seminário Maior do Porto, frequentado então pelo ainda jovem padre Nuno Ferreira. Mas segundo apurou um outro órgão de informação (“Diário de Notícias”) existem sérios indícios de que outros jovens terão sido abordados pelo alegado assediador sexual. Uma situação que, durante muitos anos, correu de boca em boca na Diocese do Porto.

HÁ VÁRIAS DENÚNCIAS

Aliás, estes rumores foram confirmados pelo respeitado Bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira, que admitiu ter tido conhecimento do caso em 2006 ou 2007, algum tempo depois de D. Carlos Azevedo ter sido nomeado adjunto do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, corria o ano de 2005.

Ao que se sabe, as denúncias não terão partido apenas do sacerdote, mas também de outras pessoas ligadas à igreja e de fora dela, levando a supor que os alegados assédios não tenham apenas ocorrido entre as vetustas paredes do Seminário do Porto.

O suposto assediador negou sempre as acusações, alegando nunca ter tido “qualquer relação” com o sacerdote que o denunciou.

Relacionado em PG:

1 comentário:

Anónimo disse...

É de lamentar a atitude do padre denunciante Jose Nuno, e o pior é que apesar de tudo conseguiu o que queria: denegrir a imagem de D. Carlos Azevedo. Desde que soube desta noticia sempre desconfiei não pela sua veracidade ( que duvido), mas sim pela verdadeira intenção que foi a maldade para com outro ser. será que é isto que se pretende de um sacerdote, a intriga e a malvadez? sim porque se houve realmente assedio é um pecado, mas pior foi o feito do Pe Jose Nuno silva, que pecou contra o amor ao proximo e á falta de perdão.

Mais lidas da semana