domingo, 17 de fevereiro de 2013

Brasil: ACABOU O CARNAVAL, E AGORA?





Verdade indiscutível, aqui no Brasil ano começa amanhã! Confesso que fico profundamente irritado com esta situação, mas o que fazer? Conheço gente que está de férias desde antes do Natal e que ainda reclamou que em 2013 teremos pouco feriados prolongados. É o cúmulo da indolência!

É característica do brasileiro, principalmente do Rio de Janeiro para cima, se planejar apenas à curto e médio prazo, entendendo o ano de trabalho como o período compreendido entre o final do Carnaval (que dura dez dias no mínimo) e as vésperas do Natal (com uma pausa na Semana Santa, porque ninguém é de ferro!). Neste espaço de tempo, o brasileiro trabalha (alguns fingem!), paga impostos altíssimos, mas continua sonhando com suas férias e descansos prolongados. Mas, por que isto? Será que o brasileiro não gosta de trabalhar?

Particularmente, percebo que poucos são os brasileiros que trabalham por prazer, que amam o que faz! A maioria trabalha por obrigação, por necessidade de sobrevivência. Assim, quando este período letárgico acaba, vem uma absurda desilusão, como se o mundo estivesse acabando. É a uma triste verdade.

Lembro-me dos meus tempos de escola, quando eu, como todos os meus colegas, adorava a proximidade das férias e odiava o recomeço das aulas. Na verdade, o que eu mais detestava era ter que acordar cedo. Inclusive, considero a prática de acordar cedo, embora eu a tenha, uma violência à inteligência, pois nada de interessante acontece antes do meio-dia, e, se por acaso acontece, normalmente é resultado de uma noite ainda mais interessante…

Se, por exemplo, analisarmos as promessas que foram feitas no Ano Novo, descobriremos que algumas delas já não mais serão possíveis realizar ou não têm mais importância. E por que isto? Pelo imediatismo que o brasileiro deseja em tudo. Aqui, tudo é feito em cima da hora e rápido. Nem sei como não somos todos prematuros? Por conta disso, é que obras faraônicas como o novo estádio do Grêmio, que deveria ser um exemplo de perfeição, continua sendo um exemplo, mas não de perfeição. Por conta disso é que o país não funciona adequadamente, só pega no tranco! Tanto que antes do Carnaval, corria pelas redes sociais um abaixo-assinado pedindo o afastamento do senador Renan Calheiros da presidência do Senado. Durante os últimos dez dias eu quase não vi manifestações neste sentido, mas vi muitas piadas sobre o Lula se tornar o próximo Papa. Ou seja, a “festa” e as piadas deram uma folga, que espero não seja prolongada, às manifestações de cidadania dos brasileiros.

Outra manifestação interessante dos brasileiros solteiros é que agora, com o término das férias de verão e seus consequentes amores (rápidos, mas muito quentes!), vem aquela vontade louca de conhecer alguém interessante e começar um namoro, pois em junho temos o dia dos namorados e é terrível estar com o coração solitário nesta data. Aí, para apressar as coisas, muitos recorrem às simpatias, novenas e trezenas para Santo Antônio, deixando o santo assoberbado de tanto trabalho.

Com o fim do Carnaval, o amor pelas escolas de samba é substituído pelo amor aos clubes de futebol. Começa a maratona de jogos e campeonatos e aquela loucura de brigas entre torcidas organizadas, que mais se assemelham à quadrilhas, que se utilizam das práticas esportivas para extravasar o que de pior o ser humano tem: a capacidade de gerar violência gratuita!

Mas, em 2013 temos uma grande sorte. Apesar das previsões nefastas dos economistas, que creem numa expressiva volta da inflação, não teremos eleições! E, consequentemente, não teremos horário eleitoral gratuito. De mau gosto na televisão ainda teremos que aguentar o Big Brother Brasil, idiotizando nosso povo já está absurdamente idiotizado pelas novelas, que estão cada vez piores e pelos telejornais, cada vez mais sanguinários e tendenciosos.

Nem precisamos ser mágicos para antever alguns fatos desse ano que se inicia. Teremos notícias de enchentes em São Paulo e deslizamentos de morros no Rio de Janeiro e em sua região serrana. Teremos um novo Papa, que dirá que a Igreja precisa se renovar. Os jornais falarão da seca no nordeste e das festas de São João em Campina Grande e Caruaru. Ouviremos que os réus do mensalão entraram com recursos e estão rindo do povo que acreditou na prisão deles. Presenciaremos muitos escândalos com políticos e celebridades, e saberemos de novos salários milionários de jogadores de futebol. E, quando dezembro chegar, voltaremos a escutar que o Congresso Nacional terá que ser convocado em data especial para votar o orçamento do próximo ano, já que durante o período apropriado, não conseguiu fazê-lo. É, será cansativo!

Agora, pensando no ano que está começando de fato e que só de pensar já me cansou, posso responder o que acontecerá daqui em diante: só as mesmas coisas do todos os anos… E segue a vida…

*Alessandro Lyra Braga é carioca, por engano. De formação é historiador e publicitário, radialista por acidente e jornalista por necessidade de informação. Vive vários dilemas religiosos, filosóficos e sociológicos. Ama o questionamento.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só carioca para escrever tanta bobagem !!!

Mais lidas da semana