CAPES* - Sexta, 15 de Fevereiro de 2013
Os professores de
língua portuguesa selecionados para atuar no Timor Leste por meio do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua
Portuguesa no Timor-Leste (PQLP) participaram nesta quinta e
sexta-feira, 14 e 15, de uma reunião de pré-partida em Brasília com o objetivo
de se preparem melhor para o trabalho no país do sudeste asiático. O encontro
contou com treinamento e orientação aos 17 professores selecionados em dezembro de 2012 e que partem para o Timor dentro de
20 dias.
Esteve presente o
futuro embaixador do Brasil no Timor Leste, José Dorneles, que deve assumir o
cargo a partir de julho e destacou o trabalho desempenhado pelos professores
brasileiros. "Esse esforço de valorização da língua portuguesa no Timor
tem muita importância porque o português está relacionado com o sentimento de
identidade nacional e pertencimento a uma comunidade que fez o povo daquele
país lutar por um quarto de século", enfatiza.
O futuro embaixador
se colocou à disposição dos professores como contato direto no país.
"Serei, com todo prazer, o porta-voz das reinvindicações de todos os
participantes do PQLP para encontrar soluções junto ao governo do Timor",
afirma.
Além de ouvirem o
futuro embaixador, os professores selecionados receberam orientações sobre
segurança do país do Tenente-Coronel Major Leonardo Sant'Anna, que atuou em
missões de paz no Timor Leste desde 2005, instruções da Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (Anvisa), apresentação sobre o funcionamento da Capes e
sobre os trabalhos do Ministério das Relações Exteriores na área de educação.
O programa
O PQLP é uma
iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(Capes) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o governo do
Timor. O programa teve início em 2005 e chega em 2013 com a previsão de
investimento de R$ 3 milhões.
A meta é de enviar
50 docentes por ano ao Timor Leste, para atuar na elaboração e revisão de
materiais didáticos, acompanhar professores timorenses na implementação de
propostas, desenvolver cursos de português como segunda língua, oferecer cursos
de língua portuguesa, entre outras atividades.
O programa é
coordenado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Para a pesquisadora da UFSC, Suzani Cassiani, a iniciativa é estratégica no
auxílio ao desenvolvimento do país. "O Timor possui hoje 85% do quadro de
docentes sem formação acadêmica adequada. Por isso, uma das nossas frentes mais
importantes é atuar na escola, com os professores em sala de aula",
explica.
As bolsas
concedidas pelo PQLP possuem duração de seis meses, podendo ser prorrogadas por
até outros seis meses. Os candidatos selecionados recebem mensalidade no valor
de € 2.100 para a modalidade Estágio Docente e de € 2.300 para a modalidade
Articulador Pedagógico, além de passagem, seguro saúde, auxílio instalação e
adicional localidade.
Para o
coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes, Luis Filipe Grochocki,
a tendência do programa é ampliar as atividades. "Estamos estabelecendo
conversas com o novo Ministério da Educação de Timor para saber em que frente
devemos concentrar os esforços e assim alinharmos melhor e aumentarmos as ações
naquele país", afirma.
*(Pedro Matos) – Na
foto: Entre as atividades dos professores brasileiros, está acompanhar docentes
timorenses na implementação na sala de aula (Foto: Guilherme Feijó CCS/Capes)
*Também publicado
em TIMOR
LOROSAE NAÇÃO com opinião e notícias daquela região oriental do mundo
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