domingo, 17 de fevereiro de 2013

Cabo Verde: CALOTE CORTA TELEFONES AO TRIBUNAL DE SÃO VICENTE




Estado não cumpre os seus compromissos 

Liberal (cv)

As dificuldades de comunicação do e para o Tribunal estão a criar grandes dificuldades à operacionalidade da instituição e ao acesso à Justiça. Mas os serviços de identificação e registo civil também estão sem comunicações telefónicas e de Internet, dificultando e atrasando a emissão de documentos.

Mindelo, 16 fevereiro 2013 – À imagem do que acontece em várias instituições públicas do país, inclusive em departamentos ligados ao próprio Ministério das Finanças, o Tribunal de São Vicente tem os telefones cortados por falta de pagamento à operadora CVTelecom, o que tem vindo a criar sérios constrangimentos ao funcionamento do tribunal.

A situação caótica provocada pelo calote foi já confirmada por Antero Tavares, o presidente da Associação Sindical dos Magistrados, e pelo Coordenador da Região do Barlavento da Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV), Hernâni Soares, que avançou à RCV haver dificuldade de comunicação entre os causídicos e o tribunal, constituindo um obstáculo à própria necessidade de acesso à Justiça por parte dos cidadãos.

DIFICULDADES NA EMISSÃO DE DOCUMENTOS

Mas, para além do tribunal, os serviços de identificação e registo civil também estão com os telefones e a Internet cortados, dificultando a emissão de bilhetes de identidade, certidões de nascimento e outros documentos de identificação, atrasando sobremaneira a prestação destes serviços.

A situação vivenciada em São Vicente contraria declarações recentes da ministra das Finanças, Cristina Duarte, que havia garantido que o Estado nunca deixava de saldar os seus compromissos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana