quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cabo Verde – Carnaval 2013: FOLIA E CRIATIVIDADE BATUCAM A CRISE




Notícias do Norte (cv)

O Carnaval mindelense surpreendeu mais uma vez pela positiva. Cor, movimento e folia estiveram presentes no sambódromo do Mindelo, com os quatro grupos oficiais a mostrarem o trabalho para deleite do público que esteve presente em massa para presenciar o já prestigiado Carnaval mindelense. Quatro os grupos oficiais, cada um com o seu enredo, vestimentas, andores, rainhas e reis mas com o único objectivo de brincar o Carnaval.

O Grupo do Monte Sossego foi o primeiro a pisar o sambódromo. O Grupo nesta participação, sambou com “cor e folia para despertar São Vicente” e com um desejo de voltar aos “tempos de canequinha” para perspectivar um melhor futuro. A mensagem era simples: levantar Mindelo e fazer com que “não caia no esquecimento”.

Os sonhos Sem Limites deram asas aos seus sonhos com “a ideologia do universo”. Com um pedido simples ao universo para revelar os seus segredos, mostrando sempre que “o Carnaval está no sangue”. Foi uma viagem aos mistérios do universo e da história da humanidade.

O mundo mágico da Walt Disney lembrou a todos que “são sempre crianças”. Os personagens dos desenhos animados ganharam vida para também abrilhantar o Carnaval mindelense. O grupo Flores do Mindelo celebrou desta forma o seu 10º aniversário.

O último a desfilar foi o campeão, Cruzeiros do Norte, que mostrou a importância da escrita e do alfabeto. Uma viagem desde a origem da escrita à era digital, recordando que a quem “não aprender a escrever vai ser colocada orelha de burro” e a quem não aprender a ler “palmatória vai esquentar-lhe a mão”.

Este ano, o Carnaval surpreendeu tendo começado no horário previsto. O que há de assinalar é o esforço dos grupos em valorizarem o Carnaval, juntando todas as gerações numa festa genuinamente mindelense.

Sem comentários:

Mais lidas da semana