quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

QUEM ANDA A ROUBAR A TELEVISÃO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE?




Escândalo Financeiro: Relatório de Auditoria feita às contas da TVS aponta para saque e desvio de muito dinheiro


No ano passado os trabalhadores da TVS denunciaram actos de corrupção na gestão da estação televisiva. O relatório de auditoria as contas da TVS nos últimos dois anos, exige que a anterior direcção liderada por Óscar Medeiros, reponha mais de 39 mil euros no tesouro público.

O relatório que o Téla Nón teve acesso mostra como foi feita a gestão das finanças da TVS no ano 2011 e no período de janeiro à 31 de Outubro de 2012. A auditoria em causa foi realizada após uma revolta dos trabalhadores da TVS, que acusaram a anterior direcção de prática de corrupção.

A equipa da inspecção das finanças que investigou as contas da TVS, foi  composta por 5 elementos. A auditoria que iniciou no dia 5 de Novembro de 2012 acabou por confirmar a denúncia feita pelos trabalhadores. O resultado da auditoria, não deixa margens para dúvidas sobre desvios, saques, enfim uma delapidação de fundos sem tréguas.

O relatório de auditoria obriga a anterior direcção da TVS, sob chefia de Óscar Medeiros, a repor nos cofres do Estado um total de 39.620.20 (trinta e nove mil seiscentos e vinte mil euros e vinte cêntimos).

Este valor total em euros, resulta de uma longa lista de desvios e outras anomalias financeiras perpetrados pela anterior direcção da TVS. Por exemplo, o relatório refere o seguinte em relação a um elevado valor, utilizado fraudulentamente na TVS. «que seja reposto no tesouro público o montante 35.526.000(trinta e cinco milhões quinhentas e vinte e seis mil dobras) e 48.468.750.00(quarenta e oito milhões, quatrocentas e sessenta e oito mil e setecentas e cinquenta dobras), respectivamente pagos indevidamente ao senhor Óscar Medeiros e ao senhor Mário Conceição Rodrigues, concernente ao subsídio de angariação».

Mais um exemplo da fraude financeira pode ser dado. «Que seja reposto na conta do Tesouro Público o montante de Dbs:29.953.000,00 (Vinte e Nove Milhões, Novecentos e Cinquenta e Três Mil Dobras), referente a pagamentos de vários cheques sem qualquer documento justificativo».

A lista é grande e no total são mais de 39 mil euros que deverão ser repostos nos cofres do Estado. A equipa de auditoria deu conta que nos últimos 2 anos a TVS não tinha se quer um cofre forte para garantir a segurança do dinheiro que arrecadava.

A auditoria constatou também que a TVS não respeitou as recomendações da anterior inspecção cujos resultados o Téla Nón publicou em Novembro do ano passado. «A TVS tem feito aquisições de bens e serviços, dentro do país e no estrangeiro, sem a realização do concurso público, contrariando a Lei nº8/2009, que aprova o Regulamento de Licitação e Contratações Públicas», é uma das muitas anomalias registadas.

O Programa da Diáspora “Nós Por Lá”, também é citado no relatório «O programa “Nós por Lá” é um dos programas da TVS, que é realizado no exterior, entretanto, verificou-se que existem pagamentos de despesas concernentes ao referido programa sem qualquer documento justificativo, também, a respectiva transferência dos valores monetários para sua realização, exceptuando as gratificações pagas aos realizadores».

Despesas, sem comprovativos numa televisão pública que segundo o relatório de auditoria, de Janeiro à Dezembro de 2011 e de janeiro à Outubro de 2012, realizou despesas na ordem de 9.148.624.508,28 (Nove Mil Milhões, Cento e Quarenta e Oito Milhões, Seiscentos e Vinte e Quatro Mil, Quinhentos e Oito Dobras, e Vinte e Oito Cêntimos). Valor equivalente a 373.413,25 euros (trezentos e setenta e três mil quatrocentos e treze euros e vinte e cinco cêntimos).

Segundo ainda o relatório todo esse dinheiro, no valor superior a 300 mil euros, foi gasto a margem das leis, e sem documentos justificativos.

O leitor pode pulsar o escândalo financeiro na TVS, analisando o relatório de auditoria que reflecte o caos financeiro instalado nos últimos dois anos. Para isso clique sobre o documento seguinte – Relat-rio preliminar TVS2012

Abel Veiga

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana