quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cabo Verde: MAGISTRADOS EM GREVE DE ZELO AMEAÇAM GREVE TOTAL




Notícias do Norte (cv)

Os magistrados estão em greve de zelo e ameaçam parar se as suas reivindicações não forem atendidas pelo Ministério da Justiça . É que lhes cortaram o telefone de serviço, subsídios de exclusividade e de renda de casa.

Há vários anos que os magistrados reivindicam a revisão da grelha salarial e melhores condições de trabalho com destaque para a questão da segurança. E quando nada o fazia prever OGE2013 veio agravar a sua situação com cortes nos subsídios de exclusividade e de renda de casa definidos pela lei.

Subsidio de renda

Para reivindicar a inclusão desses subsídios e outras revindicações, os magistrados recorreram à greve de zelo, conhecida por “greve de braços cruzados”, mas que pode vir a culminar na paralisação dos trabalhos se o MJ não apresentar uma solução aos problemas que afectam a classe da magistratura.

Os magistrados vêem a greve como uma forma de luta, porque “a lei e os estatutos prevêem que os subsídios de renda e de exclusividade, como suplementos devam ser processados conjuntamente com os salários, situação que não aconteceu”.

A classe exige que o Ministério da Justiça cumpra a sua parte em relação à execução das leis aprovadas nos estatutos dos magistrados. E ainda, dizem não entender como é que perdem o direito ao subsídio de exclusividade uma vez que, por norma, a classe recebe esse suplemento para dedicar-se apenas ao exercício da magistratura, uma regra que é cumprida para que não se dediquem a trabalhos incompatíveis com o exercício da sua função.

Por outro lado, afirmam que a retirada do subsídio de renda vai lhes trazer vários constrangimentos.Isto porque, o salário que recebem é considerado baixo e sem o subsídio de renda, vários são aqueles que podem vir a entregar as residências onde habitam para procurar uma habitação com uma renda que possam pagar.

Sem comentários:

Mais lidas da semana