sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

GOVERNO DA VENEZUELA DIVULGA PRIMEIRAS FOTOS DE CHÁVEZ APÓS OPERAÇÃO





Imagens mostram o presidente sorrindo e segurando uma edição atual do jornal cubano "Granma". Chávez foi operado de um câncer há mais de dois meses, em Cuba.

O governo venezuelano divulgou nesta sexta-feira (15/02) as primeiras fotografias do presidente Hugo Chávez, de 58 anos, desde que ele foi operado de um câncer, há mais de dois meses, em Cuba.

As fotos mostram Chávez entubado numa cama de hospital, mas sorridente e ladeado pelas duas filhas. Ele segura nas mãos a edição de quinta-feira do jornal oficial cubano, o Granma.

É a primeira vez que os venezuelanos veem seu presidente, desde que ele saiu do país para ser operado. Esse isolamento suscitara inúmeras especulações sobre o estado de saúde de Chávez.

O ministro da Comunicação da Venezuela, Ernesto Villegas, afirmou que a infecção respiratória que afetou Chávez no pós-operatório foi controlada, mas que "persiste um certo grau de insuficiência respiratória". Por isso, teve que lhe ser inserido um tubo traqueal, que o impede de falar.

Villegas salientou que o presidente se mantém "consciente, na plenitude de suas funções intelectuais, em estreita comunicação com a equipe governamental e à frente das tarefas fundamentais inerentes ao seu cargo". Chávez continua se comunicando por meio da escrita.

"A equipe médica trata energicamente a doença de base, que não está isenta de complicações", ressalvou, em referência ao câncer que o levou a ser operado quatro vezes desde junho de 2012, e do qual apenas se sabe que afeta a zona pélvica.

AS/lusa/rtr - Revisão: Augusto Valente

Sem comentários:

Mais lidas da semana