sábado, 16 de fevereiro de 2013

Guiné-Bissau: IBRAIMA DJALÓ DIZ QUE É PRECISO APOIO, UM LORDE EM BISSAU




Guiné-Bissau precisa de um significativo apoio para a sua estabilização -- presidente do parlamento

15 de Fevereiro de 2013, 15:36

Bissau, 15 fev (Lusa) - O presidente do parlamento da Guiné-Bissau, Ibraima Sory Djaló, defendeu hoje que o país precisa "de um significativo apoio dos seus parceiros" para implementar programas de estabilização definitiva e de desenvolvimento.

Ibraima Sory Djaló, que falava na abertura de mais uma sessão ordinária dos trabalhos do parlamento, aberta hoje e que deve durar até ao próximo dia 15 de março, para, entre outros assuntos, debater vários diplomas legais e eleger um novo presidente da Comissão Nacional de Eleições.

A sessão de abertura começou com um atraso de mais de três horas uma vez que era aguardada a presença do presidente do parlamento da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), ke Ekweremadu, que iniciou hoje uma visita de 24 horas à Guiné-Bissau.
Dirigindo-se ao visitante, Sory Djaló disse que a Guiné-Bissau tem a "louvar e agradecer a solidariedade da CEDEAO", que, afirmou, não tem poupado esforços para ajudar o país "principalmente quando atravessa um período difícil da sua história".

"Mais do que atitudes, a Guiné-Bissau precisa de um significativo apoio dos seus parceiros para implementar programas e agendas com vista à sua estabilização definitiva e ao seu desenvolvimento", disse.

O presidente do parlamento guineense disse juntar a sua voz à do novo representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o antigo presidente de Timor-Leste José Ramos-Horta, para quem a Guiné-Bissau não tem recebido apoios de que necessita por parte da comunidade internacional para se desenvolver.

Sory Djaló aproveitou a ocasião para enumerar alguns avanços registados no país no período de transição em curso desde o golpe de Estado de 12 de abril do ano passado, enumerar as tarefas na agenda para o retorno à normalidade constitucional e ainda para se congratular com as operações militares no Mali.

MB // VM.

Representante da Câmara dos Lordes britânica visita a Guiné-Bissau

15 de Fevereiro de 2013, 17:03

Bissau, 15 fev (Lusa) - O presidente da comissão de assuntos externos da Câmara dos Lordes britânica, Lorde Teverson, visita a Guiné-Bissau entre 16 e 22 de fevereiro para contactos com as autoridades de Bissau e uma visita à ilha de Bolama.

O parlamento guineense anunciou, em comunicado, que Lorde Teverson visitará a Guiné-Bissau para participar nas cerimónias comemorativas do 221.º aniversário da ocupação britânica da ilha guineense de Bolama.

A ilha de Bolama foi motivo de uma acesa disputa entre Portugal e a Grã-Bretanha, que só acabaria após uma mediação do então Presidente dos Estados Unidos, Ulisses Grant, que a 21 de abril de 1870 declarou, por sentença arbitral, que Bolama pertencia a Portugal.

Lorde Teverson vai a Bolama no sábado para colocar uma placa comemorativa da efeméride e no domingo tem prevista uma reunião com o governador da ilha.

Na segunda-feira, o representante britânico tem previstos encontros com diplomatas acreditados em Bissau, incluindo os embaixadores de Angola, Nigéria, China e da União Europeia.

Na terça-feira, dia 19, Lorde Teverson estará na Faculdade de Direito de Bissau onde irá responder a perguntas dos alunos e manterá encontros com a Liga dos Direitos Humanos guineense e com os representantes da União Africana, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e das Nações Unidas.

O parlamentar britânico terá ainda na quarta-feira encontros de trabalho com diferentes corpos da polícia guineense, com elementos da comunidade judiciária e com o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

Lorde Teverson será recebido na quinta-feira pelo primeiro-ministro de transição, Rui de Barros e por vários ministros.

No último dia da visita, sexta-feira, Lorde Teverson deverá ser recebido no parlamento guineense onde deverá discursar perante os deputados.

MB //JMR.

Ler relacionado em TIMOR LOROSAE NAÇÃO 

Sem comentários:

Mais lidas da semana