sábado, 16 de fevereiro de 2013

Guiné-Bissau: RUAS REABILITADAS, TREINADOR OFERECE-SE, RÁDIO CONTROLO




Bissau terá 43 km de ruas reabilitadas com apoio de Banco Oeste Africano de Desenvolvimento

15 de Fevereiro de 2013, 18:18

Bissau, 15 fev (Lusa) - O Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) vai financiar a reabilitação de 43 quilómetros de ruas de Bissau, capital da Guiné-Bissau, num valor total de 43 mil milhões de francos CFA (65,6 milhões de euros).

O acordo nesse sentido foi hoje assinado em Bissau pelo governo de transição e pelo presidente da instituição, Christian Adovelande.

O projeto está dividido em três fases e numa primeira fase será reabilitada a estrada circular de Bissau, que liga o porto (responsável pela grande maioria das importações e exportações do país) à zona do aeroporto (e saída da cidade), o que vai tirar muito trânsito pesado do centro da capital.

A primeira fase, de 13,5 quilómetros, terá um custo de 13 mil milhões de francos, 12,1 (18,4 milhões de euros) suportados pelo BOAD.

"Os objetivos gerais do projeto são os de melhorar as condições de vida e de circulação da população da cidade de Bissau. Os objetivos específicos são de desencravar 10 bairros de Bissau, dos 47 que compõem a cidade, e facilitar o acesso aos centros administrativos e comerciais até ao porto de Bissau e criar maior segurança para os moradores", disse o ministro das Finanças, Abubacar Demba Dahaba.

O programa compreende a reabilitação, no total, de 25 vias urbanas de Bissau. Vão ser "facilitadas as trocas comerciais entre a Guiné-Bissau, o Senegal e a Guiné-Conacri, através do aumento do tráfego a partir do porto de Bissau", salientou o presidente do BOAD na altura da assinatura do acordo.

"O BOAD, ao financiar este projeto, tem uma dupla missão, a promoção do desenvolvimento económico equilibrado dos seus Estados membros e a facilitação das trocas económicas e sociais ao nível nacional e sub-regional", disse Christian Adovelande.

Abubacar Demba Dahaba lembrou que há pouco tempo se assinou também um acordo para a reconstrução da estrada Mansoa-Farim, a leste, disse que em breve será reabilitada a estrada Buba-Catio, no sul, e considerou que com o acordo de hoje se está "a assistir a uma verdadeira revolução de reabilitação das infraestruturas rodoviárias do país".

FP // APN.

Treinador português Paulo Torres oferece-se para treinar seleção da Guiné-Bissau

15 de Fevereiro de 2013, 15:50

Bissau, 15 fev (Lusa) - O treinador português Paulo Torres endereçou uma carta ao presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Manuel Lopes, manifestando vontade de treinar a seleção do país.

Em carta a que a agência Lusa teve hoje acesso, e que está a ser divulgada na imprensa guineense, Paulo Torres diz-se "apaixonado pelo talento que existe nos jogadores guineenses" e ainda lembra ao presidente da FFGB o fato de ter estado dois meses seguidos no país onde pode comprovar o que diz na missiva.

Antigo jogador do Sporting e campeão do mundo de 20 por Portugal, Paulo Torres sustenta a sua ambição de orientar a seleção guineense na base de um projeto de desenvolvimento do futebol local a implementar em três anos.

"Escrevo esta carta com maior dedicação e paixão, ficando desde logo ao vosso dispor, sentindo que conseguirei mudar o futebol da Guiné-Bissau num espaço de três anos. Quero conquistar a vossa confiança e a do povo da Guiné-Bissau", lê-se na missiva do treinador português.

Paulo Torres promete trabalho e profissionalismo para merecer a confiança dos guineenses, predispondo-se para viajar para a Guiné-Bissau logo que for chamado pelo presidente da Federação.

A Guiné-Bissau foi orientada entre abril de 2010 a outubro de 2011 pelo técnico luso Luís Norton de Matos, que entretanto, deixou a seleção guineense para orientar a equipa B do Benfica.

Em junho passado e no jogo diante dos Camarões, a contar para as eliminatórias para o Mundial de 2014, a Guiné-Bissau foi orientada por um outro técnico português, Carlos Manuel, na altura, apresentado pelo presidente da Federação guineense de futebol como sendo o selecionador nacional.

De lá para cá o nome de Carlos Manuel nunca mais voltou a ser falado como selecionador da Guiné-Bissau.

Autoridade Reguladora da Guiné-Bissau com equipamento para fiscalizar rádios

15 de Fevereiro de 2013, 18:52

Bissau, 15 fev (Lusa) - A Autoridade Reguladora Nacional (ARN) da Guiné-Bissau no domínio das tecnologias de informação e comunicação tem a partir de hoje equipamento para fiscalizar o uso do espetro radioelétrico, que permite silenciar emissoras ilegais.

O novo sistema de fiscalização foi hoje apresentado ao público e permite verificar se as rádios estão a emitir nas frequências atribuídas e "fiscalizar todas as irregularidades, tanto a nível de operadores (de telefone móvel) como de rádios", e tem também a componente de "medição da radiação das antenas", disse o presidente da ARN, Gibril Mané.

De acordo com o responsável o equipamento, que inclui uma viatura tecnicamente equipada e um sistema informático fixo, custou cerca de 575 mil dólares (430,5 mil euros).

Gibril Mané disse que as rádios não estão a cumprir a lei e que a ARN vai fazer o possível "para regularizar o setor", pelo que "é necessário estar bem equipada".

De acordo com o responsável mais de 80 por cento das rádios que operam no país não entregaram às autoridades um projeto técnico, pelo que terão de o fazer até 31 de março.

"Está na hora de cada um cumprir a sua obrigação", avisou, acrescentando que o novo equipamento da ARN vai "disciplinar o mercado" e que "a partir de agora as rádios terão de respeitar em função da licença" que lhe foi atribuída, para evitar interferências.

Até agora, as rádios da Guiné-Bissau, cerca de 40 entre a nacional, comerciais e comunitárias, não têm licenças definitivas de funcionamento. A falta de filtro harmónico (as harmónicas são múltiplos da frequência original e podem causar interferências noutra frequência) e antenas superiores à licença provisória atribuída são casos comuns na Guiné-Bissau.

FP //JMR.

Sem comentários:

Mais lidas da semana