sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Portugal: DESEMPREGO E PIB – MAIS DO QUE NÚMEROS, TRAGÉDIAS PESSOAIS




Henrique Monteiro – Expresso, opinião

Ouvi ontem um pouco do debate no Parlamento e reparei que a maioria (senão todos) os deputados se centraram na falta de acerto do Governo nas previsões da contração do PIB e do aumento do desemprego. Que o erro é monumental, dizia a Oposição; que não, que são apenas erros marginais, pequenos, dizia a maioria.

O ministro Gaspar com o seu estilo habitual, que não sabemos se é calma ou  espanto, afirmou que os 3,2 por cento de contração da economia estão em linha com os três por cento previstos pelo Governo.

Os números são traiçoeiros porque escondem a realidade atrás de uma mera abstração. Cada décimo percentual a mais de queda no PIB é quase um ponto a mais no desemprego. E cada ponto a mais no desemprego são milhares de tragédias pessoais - de pessoas que ficaram sem trabalho.

E este é o caso. A mim importa-me menos saber se o Governo falhou na previsão (sendo que as previsões têm margens de erro) e mais saber o que pensa fazer para acudir à tragédia dos desempregados. Sendo que a Oposição nada diz, tirando a estafada frase "aposta no crescimento" (eu aposto, se me disserem o que é isso), o Governo também não se safa com a receita do aumento das exportações: toda a zona euro está a cair e a própria Alemanha só cresceu 0,4%, com a agravante de na variação em sequência (ou seja em relação ao trimestre anterior ter caído 0,6%).  Ou seja, as exportações vão continuar a cair.

A tendência que encontramos nos números portugueses também não é boa. Se o ano acabou com uma contração de 3,2% (duas décimas acima da previsão), a queda homóloga é superior (3,8%) e esta é a que costuma indicar em que direção vamos.

É, pois, decisivo que se busquem soluções concretas para o flagelo do desemprego que, como disse o primeiro-ministro, mas com o ar de quem estava a dar uma aula, vai continuar a subir. Não basta adiar, é preciso agir. São pessoas concretas, não são casas decimais de uma previsão ou de uma folha de excel.

Desde já, e antecipando-me às críticas, digo que não sei como resolver. Mas sei que não é com a calma olímpica do Governo nem com as declarações inflamadas da Oposição que se minora o sofrimento daqueles que têm a vida transformada num desespero. Se a solução passa (como parece) por outra visão económica da Europa, que o Governo e o PS se juntem a exigi-la. Continuar a disputar o poder interno de um país desempregado é que me parece sem sentido. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana