sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sétima avaliação vai ser igual às anteriores porque 'troika' repete cassete – CGTP




ALU – MSF - Lusa, com foto

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, afirmou hoje que a sétima avaliação do programa de ajuda externa a Portugal vai ser igual às anteriores, porque a troika "repete a cassete até à exaustão".

Arménio Carlos falava aos jornalistas no final da sua audição na Comissão eventual para acompanhamento do programa de assistência financeira a Portugal, no Parlamento, em vésperas da sétima avaliação da 'troika', que é composta pelo Banco Central Europeu (BCE), Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Instado a comentar as expectativas que o ministro das Finanças tem em relação à sétima avaliação, Arménio Carlos foi perentório: "Nós não queremos saber da avaliação positiva que a 'troika' faz em relação ao programa que está a fazer".

Isto, porque considera que a avaliação é positiva para "a troika e para os grandes grupos económicos e financeiros" e não beneficia a generalidade dos portugueses.

"Houve alguma avaliação desde a primeira até hoje que fosse positiva em relação ao desenvolvimento do país", questionou Arménio Carlos, afirmando logo de seguida que a resposta é "não".

"A 'troika' tem a cassete montada e repete a cassete até à exaustão", sublinhou.

A CGTP não tem qualquer expectativa em relação aos resultados da sétima avaliação, já que desde a primeira que a avaliação a 'troika' tem o mesmo discurso: "É muito positiva, mas as medidas não chegam, é preciso mais austeridade e mais sacrifícios", disse.

Na sétima "vai ser rigorosamente a mesma coisa", concluiu Arménio Carlos.

"Temos um Governo que não defende os interesses nacionais", afirmou o secretário-geral da CGTP, que lançou um "apelo muito grande a toda a população" para que se junte às várias iniciativas que a central sindical tem marcadas até 27 de março.

Arménio Carlos sugeriu ainda que em vez de se cantar a "Grândola" se deveria apostar numa outra de Zeca Afonso, "Os Vampiros", que afirma que "eles comem tudo e não deixam nada".

Sem comentários:

Mais lidas da semana