quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

TIMOR-LESTE CONTINUA A SAQUE PELOS DOS PODERES E O POVO COM FOME E A MORRER




António Veríssimo

Isabel Ferreira, esposa do Presidente da República de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, foi ontem visitar o principal hospital de Timor-Leste, em Díli, de seu nome Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV). A conclusão a que a primeira-dama chegou é que Timor-Leste está a saque pelos dos poderes e o povo timorense a morrer por falta de condições nos cuidados de saúde naquele hospital. Falta tudo, ou quase tudo.

Diz Isabel Ferreira, segundo Sapo TL em tradução de peça jornalística do jornal Suara Timor Lorosae, que edita em tétum:

“A população que chega ao hospital muitas vezes morre por falta de assistência. É muito triste porque os nossos governantes têm dinheiro e o povo continua sem uma boa assistência na área de saúde”. Ainda em conformidade com Sapo TL “a primeira-dama salientou ainda que os governantes não podem usar o nome do povo como um mote a defender apenas nos debates do Orçamento de Estado ou em época de campanha eleitoral.”

Grassa a fome em Timor-Leste. As crianças sobrevivem subalimentadas e organismos internacionais constatam que aumentou a percentagem de crianças a sofrerem de má-nutrição. Afinal o que acontece a tais crianças e adultos resume-se em quatro letras: FOME!

A ausência de vergonha, a incúria, a ganância, a devassa, continua em Timor-Leste, bem ao jeito dos tempos dos ocupantes indonésios. A corrupção parece não ter limites e os roubos daquilo que pertence a todos os timorenses têm ido para contas bancárias no exterior, "propriedade" somente de alguns. Quem são, quais são? Isso é tarefa que cabe verdadeira e seriamente à justiça timorense. Cabe ao legislador, o Parlamento Nacional, legislar agilmente no sentido de “caçar” os que têm roubado o povo timorense, porque os espetaculares sinais exteriores de riqueza (o exibicionismo) são um apelativo sintoma de que “quem cabritos vende e cabras não tem de algum lado lhe vem”, se não os comprou foi porque os roubou. É um adágio que corresponde à realidade.

E ali está dizendo tudo em poucas palavras a esposa de um Presidente da República de pés e mãos atados (por que o mandato não lhe dá poderes para mais), que vê o que se passa mas muito pouco pode fazer. Restaria ao primeiro-ministro Xanana Gusmão agir em conformidade com o descalabro e a indecência que já lhe manchou e continua a manchar a boa reputação que tinha. Mas o que faz ele? Faz que faz. Nada!

Não basta ter por exemplo a condenação da ex-ministra Lúcia Lobato por corrupção ou má gestão ou o pelo que mais alegarem. Roubou, ponto final. E foi só o que consta processualmente?

Lúcia Lobato mais cedo que tarde será posta em liberdade através de uma manha qualquer. Já sabemos. É o costume. Nem basta investigar ou fazer que investigam a ministra Emília Pires. Dificilmente lhe acontecerá o mesmo que a Lúcia porque afinal ela era o elo mais fraco. Nem que Emília tivesse cometido crime a valer o triplo daquele por que Lúcia foi condenada. Mas não se sabe (?) e os experts é que devem investigar e devem pronunciar-se. O que, com todo o cepticismo, equivale a dizer que a montanha vai parir um rato. Veremos se assim não é.

Apesar de tudo para os timorenses a independência sempre é melhor que o regime colonialista português ou os 24 anos de ocupação indonésia. Sem dúvida. Lutaram muito por isso e merecem ser independentes apesar de todas as vicissitudes. O que está em questão é que os milhões que têm “voado” e não têm beneficiado os timorenses em melhores condições de vida e de maior dignidade representa exatamente a não independência dos timorenses e a enorme falta de justiça. Democracia sem equidade e justiça não é coisa que exista. Não é democracia.

Neste mandato do novo governo chefiado por Xanana Gusmão devia esperar-se melhor e não a repetição do que aconteceu no governo anterior: a devassa e o desprezo pela condição e dignidade humana dos timorenses. Pela grande  maioria dos timorenses. Em vez dessas melhorias – a serem fruto de correções urgentíssimas e imperiosas – ouve-se falar de auto-estradas, de campos de golfe e outras malfeitorias a fazer a um país abaixo da escala do terceiro-mundo. Investimentos magalómanos (PPP?) de milhares de milhões para que uns quantos roubem ainda mais dessas verbas que vão ficar à solta. Entretanto a fome, a morte, perdurará. Os malnutridos vão continuar num país desigual, injusto para a maioria do seu povo.

Foi para isso que os timorenses tão denodadamente lutaram? Não. Também Xanana Gusmão não lutou para isso mas parece que sem dúvidas se acomodou à podridão dos que cegam com os poderes que obtêm à custa de muitos cadáveres. E agora à custa de crianças e de adultos roubados, malnutridos, desempregados, miseráveis e supostamente independentes num país democrático.

Democrático e sem justiça? Tal não existe em parte alguma do mundo. Errado e alegadamente democráticos… Isso sim.

*Publicado em TIMOR LOROSAE NAÇÃO - Relacionado em TLN:

2 comentários:

Anónimo disse...

Remarkable! Its really remarkable post, I have got much clear
idea concerning from this article.

Feel free to visit my site vapornine

Anónimo disse...

Com tantas carências na área da saúde estranho a ausência dos Médicoa Sem Fronteira que tanto ajudam paises em grandes dificuldades. Não seria o caso de Timor?

Mais lidas da semana