sexta-feira, 15 de março de 2013

Cabo Verde: CRIMINALIDADE NA POLÍCIA, FMI APONTA IMPOSTOS PESADOS – QUE NÃO, ministra

 


Agentes da Brigada Anticrime de Cabo Verde condenados por roubo e tráfico de droga
 
14 de Março de 2013, 12:06
 
Cidade da Praia, 14 mar (Lusa) - O Tribunal da Comarca da Cidade da Praia condenou, na quarta-feira, oito agentes da Polícia Nacional de Cabo Verde julgados por crimes de roubo de droga, tráfico de estupefacientes agravado, falsificação de documentos e prevaricação.
 
Segundo noticia hoje a edição online do jornal cabo-verdiano A Semana, as penas de prisão efetiva variaram entre os seis e os 13 anos, mas a defesa anunciou já a intenção de recorrer das sentenças sobre factos que remontam a julho de 2011.
 
O complexo processo começou depois de, a 02 e 03 de julho de 2011, inúmeros pacotes contendo droga terem dado à costa nas praias da Baía Verde, Baluarte e Espinho Branco, todas no concelho da São Miguel (nordeste da ilha de Santiago).
 
A droga despertou a curiosidade de alguns residentes, que terão apanhado vários dos pacotes.
 
A partir de 04 de julho, várias equipas de agentes das brigadas de Investigação Criminal e Anticrime (BIC/BAC) deslocaram-se, com autorização superior, ao concelho para recuperar o produto junto da população.
 
Segundo os factos relatados pelo tribunal, sete agentes da BAC terão subtraído parte dos pacotes da droga - não se conseguiu precisar a quantidade - que tinham apreendido, primeiramente na Cidade da Praia e, depois, em São Miguel.
 
Na segunda operação, os agentes condenados terão apreendido sete pacotes, mas entregue apenas três.
 
Esses três pacotes, entretanto, viriam a ser roubados do gabinete do comandante da BAC a 06 de julho.
 
Dulce Vaz, considerada pelo tribunal como a autora material do crime, teria contratado pelo menos dois outros indivíduos, Edson Edine e Pedro Filomeno, para roubar a droga, o que terá sido consumado pelo primeiro.
 
Dulce Vaz foi condenada a 12 anos de prisão, mas a pena mais elevada foi para o agente Alberto Gomes, com 13 anos.
 
Outros agentes, segundo o A Semana, foram Daniel Fernandes e Edson Edine, ambos com penas de 12 anos, José Pires Silva, com nove, Euclides de Melo e Hélder da Veiga, com sete, e Odair Ramos, com seis.
 
Segundo o veredicto, os condenados não confessaram integralmente os crimes, embora o Tribunal tenha provado, através de depoimentos de testemunhas, provas documentais e recolhidas pela perícia - principalmente das contas bancárias dos condenados, onde, conforme a sentença, foram depositados avultados valores.
 
Na sentença foi frisada também a falsificação de autos de apreensão da droga da Calheta que os polícias tinham recolhido na posse de terceiros.
 
JSD // MLL
 
Ministra das Finanças de Cabo Verde desdramatiza relatório do FMI sobre o Fisco
 
14 de Março de 2013, 20:41
 
Cidade da Praia, 14 mar (Lusa) - A ministra das Finanças de Cabo Verde disse hoje que o mais recente relatório do FMI não trouxe novidades para o Governo quanto à prestação da Direção Geral das Contribuições e Impostos (DGCI) cabo-verdiana.
 
No relatório, tornado público na semana passada, seis meses após ter sido elaborado, o Fundo monetário Internacional (FMI) refere que a DGCI cabo-verdiana "não tem uma imagem forte de um órgão arrecadador de receitas" para o país e o método que utiliza é "obtuso e improdutivo".
 
Cristina Duarte, que falava aos jornalistas no final de uma visita que efetuou às instalações do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, disse que muito antes de o FMI e de o Banco Mundial (BM) terem feito as críticas, já o próprio Governo havia constatado tais "disfunções" na DGCI.
 
A ministra cabo-verdiana, citada pela Inforpress, adiantou que foi ela mesma quem, numa missão realizada a Washington, em outubro de 2011, solicitou assistência técnica do FMI para a melhoria na arrecadação de impostos.
 
"Quando fui então a Washington disse, numa apresentação com mais de 10 quadros do FMI, que o centro de receitas de Cabo Verde padece de insuficiências, como a disfuncionalidade, pelo que precisamos de assistência técnica. Já sabíamos dos problemas", apontou.
 
Cristina Duarte indicou que já foram tomadas medidas e outras estão em curso para "aumentar a capacidade endógena de geração de recursos" e que, nesse contexto, foram abertas duas frentes: a reestruturação e reforço da DGCI e o reforço a reestruturação da Direção-Geral das Alfândegas.
 
"Até agora, caminhámos graças à generosidade da comunidade internacional, quer em termos dos fluxos da ajuda pública ao desenvolvimento quer em termos dos empréstimos concessionais. Este paradigma tem de ser mudado e temos de ter a coragem de criar as condições para mudar", salientou.
 
O relatório da última missão do Departamento de Finanças Públicas do FMI a Cabo Verde, citado há uma semana no semanário cabo-verdiano A Nação, diz que permanecem quase todas as debilidades detetadas pela missão de 2004, cujas "pertinentes recomendações foram quase todas ignoradas".
 
A missão disse ter constatado que os recursos humanos no órgão central e nas repartições de finanças "estão dispersos em atividades desestruturadas e sem coordenação ou avaliação de resultados".
 
O FMI considera ainda que a DGCI não tem um planeamento sistemático para alcançar objetivos.
 
"Aliás, não há objetivos, a não ser uma meta de arrecadação", diz a missão no documento, defendendo que, além de importante, é urgente a produção dos planos estratégico e operacional, com os respetivos indicadores de desempenho.
 
JSD // PNG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana