sábado, 16 de março de 2013

Moçambique: ARMANDO GUEBUZA NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS DEPOIS DA AUSTRÁLIA

 


Moçambique admite que minas e gás podem não gerar trabalho suficiente
 
15 de Março de 2013, 21:24
 
Maputo, 15 mar (Lusa) -- O Governo de Moçambique admitiu hoje que os planos para aproveitar o potencial de minas e gás do país poderão não gerar trabalho suficiente para eliminar o desemprego galopante.
 
"Queremos que tantos moçambicanos quanto possível trabalhem na indústria de extração", afirmou o vice-ministro dos Recursos Minerais, Abdul Razak, citado pela agência AFP, alertando que esta atividade "não emprega muita gente".
 
Razak garantiu que "cem por cento do trabalho não qualificado" necessário para desenvolver novos projetos será atribuído a cidadãos moçambicanos.
 
O desemprego em Moçambique atinge 27 por cento da população.
 
Estimativas citadas pela AFP apontam para a criação de dez mil empregos diretos e entre 15 a 30 mil indiretos nas companhias de extração de gás na província de Cabo Delgado (Norte do país).
 
As minas de carvão na província de Tete (Centro) empregaram inicialmente 13 mil pessoas, mas a maioria em funções temporárias, durante a fase de construção.
 
Na quinta-feira, Moçambique assinou com a Austrália um acordo para o desenvolvimento mineiro, com o objetivo da capacitação institucional e formação de capital humano no setor.
 
SBR (LAS) // JMR
 
PR moçambicano efetua visita aos Emirados Árabes Unidos a partir de sábado
 
15 de Março de 2013, 11:47
 
Maputo, 15 mar (Lusa) - O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, efetua a partir de sábado uma visita de quatro dias aos Emirados Árabes Unidos, onde manterá encontros com o vice-Presidente e primeiro-ministro, xeque Mohammad bin Rashid Al Maktoum.
 
Durante a sua estada em Abu Dhabi, capital dos Emirados, Armando Guebuza será recebido em audiência por membros do Governo dos Emirados Árabes Unidos, indica um comunicado da Presidência moçambicana hoje enviado à Lusa.
 
Segundo a nota, o chefe de Estado moçambicano "deverá reunir-se com as autoridades locais, os membros da Câmara do Comércio, personalidades dos Emirados Árabes Unidos e com a comunidade moçambicana" e estará presente na "abertura dum seminário de negócios e investimentos, além de visitas a locais de interesse histórico, económico, social e cultural".
 
Nesta deslocação aos Emirados Árabes Unidos, a convite de Mohammad bin Rashid Al Maktoum, o Presidente moçambicano far-se-á acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, da Presidência Para Ação Social, Feliciano Gundana, e dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula.
 
O Presidente moçambicano desloca-se aos Emirados Árabes Unidos depois de uma visita de cinco dias à Austrália.
 
MMT // VM
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana