domingo, 24 de março de 2013

OS PROTECTORADOS




Rui Peralta, Luanda

Era uma vez um Povo Heróico e Generoso que de forma decidida derrotou a tirania. Eram os tiranos um Protectorado situado além-mar, protegidos pelo Grande Império, localizado no outro lado do mar.

Quebradas as algemas, depois de muitos anos de luta e sofrimento, o Povo Heróico e Generoso construiu uma Pátria renovada. E enquanto cultivava o solo pátrio, renovado pelo sangue mártir dos seus filhos, o Grande Império fez ressurgir dois Protectorados: Um vindo do outro lado da fronteira, a norte, outro vindo do outro lado da fronteira, a sul.

Tal como derrotou o Protectorado de além-mar, o Povo Heróico e Generoso derrotou os Protectorados além-fronteiras. E recomeçou a construção da Pátria, em Paz. Mas o Grande Império não desistiu e rebuscou nas suas histórias mais dois Protectorados: o de Cabinda (história velha, do tempo dos tetravós) e o Protectorado das Lundas (aqui aplicando todas as técnicas de marketing ao alcance do Grande Império). Mas esqueceu-se o Grande Imperio de um ponto fundamental: que o Povo Heróico e Generoso, barricado na Trincheira Firme da Dignidade, é um só Povo que constrói uma só Nação, invencível e inquebrantável.

Amboins, Apindas, Ba-sundis, Cabindas, Cacongos, Cáfuêses, Calandulas, Camâxis, Cambucussos, Cambuelas, Cancangalas, Canhembas, Canhengos, Cuamatos, Cuangares, Cuanhamas, Diricos, Evales, Gambuêses, Maiombes, Mucabas, Muchicongos, Mucuandos, Mucuanhocas, Mucubais, Mucuísses, Mucussos Damba, Mihimbas, Muilas, Mundimbas, Mussurongos, Mútuas, Mutxiburgueses, Muzombos, Ngolas, Quibalas, Quiocos, Quissanges, Songos, Sossos. Txipungos, Cassequéles, Cazamas, Mucuancalas, Mucuépes, Mucuédes e outros que me escapem (mas meus e eu deles, como a pele e a carne) um só Povo, uma só Nação. Bantos e Bosquímanos, Negros, Mestiços e Brancos, um só Povo, uma só Nação. E isso os Protectorados, mergulhados nas suas fantasias fascistoides, racistas e tribalistas, vivendo por debaixo das vestes do Grande Império que os sustenta e os utiliza como moços de recados e sipaios, nunca conseguirão vencer.

Sob a bandeira rubra e negra, o Povo Heróico e Generoso, Trincheira Firme da Dignidade, marcha unido, como um só Homem, contra a opressão, porque sabe o que custa ter uma bandeira e porque sabe que é um só Povo que leva avante uma só Nação, a amada Pátria Unida, construída em Paz e Liberdade.

Sem comentários:

Mais lidas da semana