domingo, 7 de abril de 2013

CHUVAS EM LUANDA PROVOCARAM NOVE MORTOS E QUATRO DESAPARECIDOS




NME – CC - Lusa - foto em Projecto Kissonde no Facebook

Luanda, 07 abr (Lusa) - Nove mortos e quatro pessoas desaparecidas é o balanço provisório de fortes chuvas que cairam no sábado durante mais de quatro horas sobre a capital angolana, Luanda, noticiou hoje a agência noticiosa angolana Angop.

Segundo o vice-governador para a área técnica do Governo Provincial de Luanda, António Resende, foram vítimas das fortes chuvas crianças e adultos, nos distritos da Samba e Kilamba Kiaxi, município de Luanda.

Equipas especializadas em naufrágios do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros estão desde sábado a realizar buscas para a localização dos desaparecidos.

Além das vítimas, as chuvas provocaram igualmente danos materiais, como uma ponte de acesso a uma zona residencial, a sul de Luanda, e o desabamento de várias residências no morro da Boavista.

O deslizamento de terra na zona da Boavista está a impedir a ligação entre o Porto de Luanda até a uma rotunda, de acesso à zona do ex-mercado Roque Santeiro e à estrada de acesso ao município de Cacuaco.

A agência noticiosa angolana relatou ainda a inundação de outras residências à beira-mar, nas proximidades do Porto de Luanda e a inundação de mais de 500 residências nos distritos da Ingombotas e Samba.

O Jornal de Angola noticiou hoje que grandes quantidades de lixo existentes nas valas de drenagem foram as causas das inundações de ruas e casas, citando Francisco Osvaldo, responsável do Instituto Nacional de Meteorogia e Geofísica, que afirmou que apesar das quatro horas sem interrupção das chuvas, estas não foram torrenciais.

De acordo com o parecer técnico de Francisco Osvaldo, as inundações tiveram origem na falta de valas de drenagem.

Sem comentários:

Mais lidas da semana