domingo, 7 de abril de 2013

Novo embaixador em Timor-Leste quer manter "relação especial" entre os dois países




PJA – ZO - Lusa

Díli, 07 abr (Lusa) - O novo embaixador de Portugal em Timor-Leste, Manuel Gonçalves de Jesus, que hoje entra em funções, classifica a promoção da língua e as parcerias comerciais como prioridades diplomáticas, prometendo manter a "relação especial" entre os dois países.

"Timor já entrou numa fase de maior normalidade, no sentido em que as Nações Unidas já saíram" e cabe agora a Portugal manter a "continuidade nas relações diplomáticas" com um "país que é muito especial" para os portugueses.

A promoção da língua portuguesa é uma das apostas da diplomacia portuguesa e, em Timor-Leste, essa prioridade conta com o apoio do Governo timorense.

"É uma das línguas oficiais de Timor-Leste e há, por parte das autoridades timorenses, um pedido de apoio à consolidação da língua" e "estamos a desenvolver um trabalho que é muito importante na área da cooperação, formação inicial e contínua de professores e apoio ao ensino nas escolas de referência", salientou Manuel Gonçalves de Jesus, que se mostra otimista com o futuro do português naquelas paragens.

"Tem havido avanços significativos e basta olhar para os números. O português tem-se vindo a afirmar e é já a língua mais falada no hemisfério sul. E por isso é que é importante para a própria identidade timorense porque constitui um veículo de globalização", salientou o embaixador, que deverá iniciar os primeiros contactos oficiais a partir de segunda-feira.

"Queremos manter com Timor-Leste esta relação muito especial de muitos anos" disse à Lusa Manuel de Jesus, recordando o apoio de Portugal à "autodeterminação e governação própria de um país que tem uma cultura única na região".

As relações económicas e comerciais entre os dois países são também prioridades da diplomacia portuguesa apesar da dimensão do mercado timorense.

O anterior embaixador, Luís Barreira de Sousa, foi colocado na Tailândia e coube a Manuel Gonçalves de Jesus o papel de representar Portugal num dos mais jovens países do mundo.

Com passagens por países como o Japão ou África do Sul, Manuel Gonçalves de Jesus, 58 anos, tem a sua carreira diplomática marcada pela ligação à cooperação, tendo sido até há algum tempo vice-presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).


Sem comentários:

Mais lidas da semana