domingo, 7 de abril de 2013

CAÇA FURTIVA DE ELEFANTES E OUTRAS ESPÉCIES PREOCUPA AUTORIDADES ANGOLANAS




NME – JMR - Lusa

Luanda, 06 abr (Lusa) - Mais de uma dezena de elefantes foram mortos por caçadores furtivos entre finais de 2012 e o início deste ano na região sudeste de Angola, alertou hoje a administração local.

A denúncia e a preocupação com esta situação foi feita pela administradora de Luiana, Cristina Kapapo, que acredita serem igualmente vítimas de caça furtiva outras espécies animais existentes na região de Rivungo, na zona da Jamba.

Cristina Kapapo disse, citada pela agência Angop, que o principal objetivo do abate indiscriminado de elefantes desde finais de 2012 é o tráfico de marfim.

Aquela responsável disse ainda que os caçadores furtivos podem ser angolanos ou estrangeiros, tendo em conta que a região possui mais de 800 quilómetros de fronteira com a Namíbia e a Zâmbia.

Segundo Cristina Kapapo, o abate dos elefantes está a provocar a fuga dos animais para países vizinhos.

"Os animais que haviam emigrado para outros países por causa da guerra começaram a regressar com a paz, mas agora com a perseguição de caçadores furtivos, fugir de novo para a Namíbia, Botsuana e Zâmbia, sobretudo. É preciso que o Governo da província e o central façam alguma coisa", referiu a administradora.

Cristina Kapapo disse que atualmente a zona conta apenas com 20 fiscais, que são apoiados pela polícia de fronteiras e efetivos das Forças Armadas Angolanas.

O mesmo tipo de preocupação foi também manifestado na zona norte de Angola, na província do Kuanza Norte, onde as autoridades denunciaram o abate indiscriminado de várias espécies animais, especialmente macacos e seixas, uma espécie de pequeno antílope.

Sem comentários:

Mais lidas da semana