terça-feira, 2 de abril de 2013

Combatentes da Liberdade da Pátria de Cabo Verde exigem pensão que os dignifique




JSD – VM - Lusa

Cidade da Praia, 02 abr (Lusa) - Os cerca de 400 ex-combatentes da liberdade da pátria cabo-verdianos entregaram ao Governo uma proposta em que reivindicam uma pensão mínima de 100.000 escudos (906 euros), assistência médica e educação gratuita para os filhos, noticiou hoje a Inforpress.

Em declarações à agência cabo-verdiana, o presidente da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP), João José da Silva, indicou que a proposta entregue ao Governo vem na sequência das alterações introduzidas aos estatutos, para "dignificar os que lutaram pela Pátria e fizeram da sua liberdade uma realidade".

A ACOLP, que conta atualmente com 400 membros, exige também no caderno de encargos entregue ao Governo o direito à habitação própria para os ex-combatentes da Liberdade da Pátria, educação gratuita para os filhos no ensino básico, secundário e superior, e pediu ainda licença gratuita de porte de arma.

João José da Silva indicou que, no capítulo dos deveres, a Associação quer colaborar com os poderes públicos no processo de desenvolvimento nacional e contribuir para a divulgação e preservação da história da luta de libertação.

"Estas alterações já foram entregues ao Governo, que prometeu levá-las ao Parlamento para aprovação. Estamos à espera que os deputados da nação tenham em consideração as nossas exigências", sustentou João José da Silva.

A ACOLP esteve reunida a 30 de março em assembleia anual no sábado, tendo ainda como pontos de agenda o balanço das atividades e perspetivas futuras.

Na ocasião, a presidente da Assembleia-Geral, Josefina Chantre, denunciou a existência de "muitos camaradas" que vivem com menos de 5.000 escudos mensais (45,34 euros), "o que não dignifica a sua luta em prol da liberdade para a Pátria".

A ACOLP anunciou também que está a trabalhar para pôr de pé o Museu de Memória, como forma de se "retratar e salvaguardar a história do país".

Sem comentários:

Mais lidas da semana