sábado, 27 de abril de 2013

ESPANHA ESTÁ ABERTA A BANCOS ANGOLANOS




Natacha Roberto, Madri – Jornal de Angola

O ministro da Economia, Abraão Gourgel, revelou, na cerimónia de encerramento do Fórum Económico Angola-Espanha, que o Governo espanhol manifestou interesse em ver bancos angolanos instalados no país ibérico e participações financeiras cotadas em bolsa, com vista a impulsionar o comércio bilateral.

O ministro considerou que o mercado espanhol tem condições para a fixação dos operadores nacionais uma vez que, como afirmou, durante os encontros mantidos no fórum, “as autoridades espanholas estão muito interessadas em atrair bancos angolanos e investimentos noutros ramos de negócios”.

O ministro da Economia disse à imprensa que a Sonangol e outras grandes empresas públicas e privadas angolanas podem adquirir participações em empresas espanholas cotadas na Bolsa de Valores de Madrid. “As empresas angolanas, ao adquirirem acções cotadas na bolsa, passam a beneficiar dos resultados obtidos”.

Momento favorável

Abraão Gourgel considerou que Angola e Espanha têm condições para operarem uma viragem nas suas relações económicas, porque existe vontade política, institucional e empresarial. O Executivo angolano dispõe de mecanismos legais para concretizar o projecto das autoridades espanholas de aprofundamento das relações. “Os espanhóis mostram um grande interesse ao nível do sector petrolífero e da energia. Eles estão abertos a participações”, disse o ministro da Economia.

 E admitiu que os investimentos por via da aquisição de participações também decorre da crise que o país europeu enfrenta, a qual as autoridades espanholas acreditam que venha a ser superada já em 2014, quando se estima que tenha um excedente orçamental.“Este é o momento para investir na aquisição de participações financeiras ou outras que sejam do nosso interesse e que criem oportunidades para Angola”, acentuou o ministro da Economia, Abraão Gourgel.

Os representantes da Câmara de Comércio de Espanha disseram ao ministro da Economia que estão motivados para trabalhar numa perspectiva de concretização dos projectos de parceria com investidores angolanos, já em 2014. “Os espanhóis têm consciência que 2013 é um ano de preparação e que em 2014 podemos concretizar os projectos traçados nos dois países”, explicou. Abraão Gourgel disse que Espanha oferece empresários e empresas para investir a nível da manutenção, gestão de projectos agro-industriais e a transferência de conhecimentos e experiências.

 “Temos um volume comercial modesto que deve aumentar a partir de agora com a maior aproximação entre empresários e grandes empresas”, sublinhou. O secretário de Estado dos Transportes, José João Kovíngua, que participou no painel sobre as “Oportunidades de Investimentos nos Transportes e a Interligação de Sistemas em Angola”, disse ao Jornal de Angola que os investimentos espanhóis no sector vão gerar ganhos para a população angolana, que é o consumidor final. 

“O Programa de Reconstrução Nacional está a despertar o interesse de investidores espanhóis e reconhecemos que Espanha é uma potência na construção de infra-estruturas, pelo que é importante tê-la como parceira na reconstrução do país”, afirmou.

José João Kovíngua disse que o sector dos transportes necessita de recursos e de grandes apostas para o seu desenvolvimento. Já existem empresas espanholas a fornecer equipamentos de tecnologia de ponta a Angola, as quais têm servido para a melhoria do funcionamento dos meios de transporte.

O presidente da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais, Jesus Benegas Nunez, disse que os investidores espanhóis são competitivos e acredita que as parcerias com os empresários angolanos fortalecem os dois mercados. “Temos recebido boas informações dos espanhóis que vivem em Angola, pelo que devemos fazer tudo para ampliar as nossas relações políticas e empresariais”, disse. Acrescentou que as importações e exportações entre Angola e Espanha devem aumentar significativamente.

Leia também em Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana