segunda-feira, 22 de abril de 2013

Moçambique: “NÃO DEIXEMOS QUE NOS DIVIDAM” - Guebuza




Rádio Moçambique

O Presidente Armando Guebuza reiterou este domingo no Posto Administrativo de Muaguide, distrito de Meluco, província nortenha de Cabo Delgado, o seu apelo a todos os moçambicanos para que não se deixem influenciar por aqueles que, a todo o custo, tentam dividir o país.

Falando num comício popular, inserido na primeira fase da edição deste ano da presidência aberta e inclusiva, Guebuza disse que tudo de bom que o país conseguiu desenvolver até hoje é resultado da unidade nacional e da paz.

Segundo Guebuza, mesmo a nível de cada posto administrativo ou localidade, os moçambicanos estão misturados independentemente do sexo, idade e origem étnica. 

“A unidade é uma força tremenda que nos vai ajudar a ultrapassar muitos dos nossos desafios”, disse Guebuza. 

Os apelos à paz e a unidade dos moçambicanos têm dominado os discursos do Presidente, bem como as mensagens apresentadas pelas populações durante os comícios.

Em Muaguide, por exemplo, as populações foram unânimes em pedir ao Presidente Guebuza para que faça tudo ao seu alcance, para que se evitar que o país retorne a Guerra. 

Num tom de concórdia com o apelo das populações, o estadista moçambicano indicou que para, por exemplo, a energia produzida pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), na província central de Tete, chegue a mais cidadãos requer tempo e investimentos que não podem ocorrer sem a paz.

Fora dos apelos a paz e a unidade nacional, a presidência aberta inclusiva tem sido um momento em que Guebuza é confrontado com aspectos que as populações consideram “erradas” na actual governação, para além de que tem sido um momento impar de ‘aconselhamento’ para que os erros de governação de hoje ou do passado não se repitam no futuro. 

Segunda-feira, Guebuza trabalha no distrito de Macomia, para na Terça tomar parte, em Muidumbe, nas comemorações do quadragésimo aniversário da morte do Herói nacional, Romão Fernandes Farinha. 

Dia seguinte, Quarta-feira, o Presidente vai aos distritos de Nangade e Chiure e a capital provincial, Pemba. 

Em Nangade, Guebuza vai inaugurar uma fábrica de processamento da castanha de caju e, em Chiure, cortará a fita do hospital rural local. Em Pemba, o Presidente visitará as infra-estruturas ferro - portuárias.

A sua permanência em Cabo Delgado termina oficialmente Quinta-feira.

(RM/AIM)

Sem comentários:

Mais lidas da semana