terça-feira, 23 de abril de 2013

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE VIVE NOVA CRISE NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA




MYB – MLL - Lusa

São Tomé, 23 abr (Lusa) - Os cortes constantes de energia elétrica regressaram à ilha de São Tomé, dois anos depois de um período em que os cidadãos tinham garantia de apenas 10 a 12 horas de fornecimento de eletricidade por dia.

Nos últimos dias a suspensão no fornecimento tornou-se novamente regular e hoje, em comunicado distribuído à imprensa, a Empresa de Agua e Electricidade (EMAE) de São Tomé e Príncipe anunciou que as "interrupções no fornecimento de eletricidade vão manter-se durante os próximos dias".

A EMAE justifica as suspensões diárias no fornecimento de energia elétrica com a avaria da central privada de Bôbo Forro (três quilómetros do centro da capital), sob gestão da empresa italiana Renergia Fisi, com a avaria num dos três grupos geradores de Santo Amaro (sete quilómetros a norte da ilha), financiada, montada e sob gestão de taiwaneses, e com a revisão nos grupos da central da capital, construída no tempo colonial.

"Por força dessas circunstâncias, haverá interrupções no fornecimento de eletricidade durante os próximos dias, particularmente no horário de carga de ponta, compreendido entre as 18:00 e 21 horas", diz a Empresa de Água e Electricidade, sem definir durante quanto tempo a situação vai perdurar.

No conjunto, estas três centrais fornecem cerca de 13 megawatts de energia.

Diariamente, na ilha de São Tomé, particularmente no distrito de Água Grande (capital e periferia), são registadas duas a três vezes interrupções no fornecimento de energia às populações e serviços públicos.

O ministro das infraestruturas, obras públicas e recursos naturais, Osvaldo Abreu, visitou hoje a central de Bôbo Forro e prometeu o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica nos próximos 15 dias.

Sem comentários:

Mais lidas da semana