sexta-feira, 26 de abril de 2013

UNITA reafirma intenção de apresentar no estrangeiro queixas-crime contra JES




EL – VM - Lusa

Luanda, 24 abr (Lusa) - A UNITA, principal partido da oposição angolana, reafirmou hoje em Luanda a intenção de apresentar no estrangeiro queixas contra o Presidente José Eduardo dos Santos se o Tribunal Supremo de Angola indeferir o recurso apresentado no passado dia 05.

O recurso diz respeito à decisão do Procurador-Geral da República que indeferiu e arquivou a queixa-crime apresentada a 11 de março contra o Presidente angolano.

A posição da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) foi expressa em conferência de imprensa pelo secretário-geral, Vitorino Nhany, que apontou a Comissão de Direitos Humanos da União Africana (UA) e o Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia como as instituições aonde pretende levar o contencioso com José Eduardo dos Santos.

Em causa estão as acusações da UNITA a José Eduardo dos Santos relativamente à prática de sete crimes contra o Estado entre 2010 e 2012: excesso de poder, traição à pátria, sabotagem, falsificação dos cadernos eleitorais e atas de apuramento dos resultados eleitorais, impedimento abusivo do exercício de direitos políticos dos cidadãos, falsificação do escrutínio e uso de documentos falsos.

A UNITA acusa o Presidente angolano de ter criado dois anos antes das eleições gerais de 31 de agosto de 2012 uma "estrutura paramilitar clandestina" encarregue "de facto" da sua organização, colocando à margem desse processo a Comissão Nacional Eleitoral.

Caso o Tribunal Supremo indefira o recurso, e também a Comissão de Direitos Humanos da UA e o TPI não forem ao encontro das alegações da UNITA, Vitorino Nhany disse que o partido se virará para o povo angolano.

"Se todas as possibilidades saírem furadas, os juristas dizem que o problema deve ser outra vez entregue ao titular do poder político, que é o povo", frisou.

O secretário-geral da UNITA escusou-se a explicar que mecanismos irá a UNITA utilizar, limitando-se a afirmar que, disse, "os problemas se resolvem de forma interna e não externa".

"Se essa nossa tentativa não tiver os resultados que esperamos, naturalmente que não temos outra saída. Os problemas resolvem-se de uma forma interna e não externa. Os aspetos externos apenas influenciam. Mas os determinantes são os aspetos internos. Nessa altura, o titular do poder político, que é o povo, vai tomar as rédeas do assunto", acentuou.

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que dirige os destinos do país desde a independência, em 1975, foi a formação política mais votada nas eleições gerais de 31 de agosto de 2012, elegendo 175 dos 220 deputados da Assembleia Nacional angolana.

O segundo partido mais votado foi UNITA, que elegeu 32 deputados, seguindo-se a Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE), com oito deputados, o Partido da Renovação Social, com três, e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), com os restantes dois.

Sem comentários:

Mais lidas da semana