quarta-feira, 22 de maio de 2013

PRESIDENTE DA GUINÉ EQUATORIAL VISITA ANGOLA A CINCO DIAS DAS ELEIÇÕES



EL (SK) – JMR - Lusa

Luanda, 22 mai (Lusa) - O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, chega hoje a Luanda para uma visita de trabalho de 24 horas, quando faltam cinco dias para eleições legislativas no seu país.

Uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores de Angola situa a visita no plano do "reforço da cooperação bilateral".

Durante a estada em Luanda, Teodoro Obiang, que subiu ao poder em 1979 através de um golpe de Estado, será recebido pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

A deslocação a Angola ocorre a cinco dias de eleições legislativas na Guiné Equatorial, país que deseja aderir à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Organizações não-governamentais como a Amnistia Internacional, a Human Rights Watch e a Equatorial Guinea Justice têm vindo a alertar para um previsível agravamento das violações dos direitos humanos e da falta de liberdade durante a campanha eleitoral para as legislativas de 26 de maio.

No escrutínio do próximo dia 26, os eleitores da Guiné Equatorial vão eleger os membros do parlamento e das autarquias. É também a primeira vez que vão ter a possibilidade de escolher 55 membros do novo Senado, criado depois das alterações à Constituição do país promulgadas em fevereiro de 2012.

O regime de Obiang é acusado de ser repressivo e pouco respeitador dos direitos humanos por várias organizações internacionais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana