sábado, 1 de junho de 2013

CANTORA GUINEEENSE AMMY INJAI LANÇA PRIMEIRO DISCO EM BISSAU – com vídeo




 
FP – HB - Lusa
 
Bissau, 31 mai (Lusa) - A cantora guineense Ammy Injai apresentou hoje em Bissau o seu primeiro disco, "Willy Mansa", prometendo que em 2014 lançará um segundo trabalho que já tem na cabeça.
 
Natural da Guiné-Bissau mas a viver em Portugal, Ammy Injai escolheu o seu país natal para lançar o primeiro CD, com músicas em crioulo mas também em português e inglês.
 
"É um lançamento mundial na Guiné-Bissau", disse à imprensa, acrescentando que o disco, que já está a passar nas rádios, será formalmente apresentado em Portugal no mês de julho.
 
A cantora começou a interessar-se por música ainda jovem, participando em concursos escolares e cantando nos espaços de música ao vivo de Bissau, do soul ao reggae, da música latina à senegalesa.
 
Em Portugal, pela mão do produtor Juca Delgado, participou em concertos, até chegar aos 10 temas de "Willy Mansa".
 
Ainda que só hoje tenha sido apresentado, o disco já está a ter grande aceitação, disse Juca Delgado, exemplificando com os espetáculos já agendados para Espanha, Holanda, Alemanha e Luxemburgo.
 
Depois regressará à Guiné-Bissau para um concerto, disse Juca Delgado, adiantando: "Estamos a trabalhar para que Ammy Injai seja uma grande voz da Guiné-Bissau no mundo, não pretendemos atingir só o mercado lusófono mas queremos fazer chegar o português e o crioulo muito mais além".
 
A apresentação de Willy Mansa em Bissau foi por uma questão sentimental mas na verdade o mercado da África Ocidental também está nos planos do produtor.
 
Tudo a partir de Portugal, que, ao contrário da Guiné-Bissau, tem estruturas que permitem a Ammy Injai "chegar ao mundo", disse.
 
"Willy Mansa" é, nas palavras do produtor, um "disco de fusão, com sonoridades muito tradicionais mas também muito modernas, um disco do passado e do presente".


Sem comentários:

Mais lidas da semana