domingo, 16 de junho de 2013

DOIS SINDICATOS TURCOS ANUNCIAM GREVE GERAL A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA



CP – CC - Lusa

Dois dos principais sindicatos turcos anunciaram hoje uma greve geral a partir de segunda-feira para denunciarem a violência policial usada contra os manifestantes da praça Taksim, disse um porta-voz do sindicato KESK.

"Entramos em greve amanhã (segunda-feira) em todo o país, com o sindicato DISK e outras organizações", disse Baki Cinar, porta-voz do KESK.

Médicos, engenheiros, arquitetos e dentistas aderiram já ao apelo à greve que visa o fim "imediato" da violência policial.

Estes sindicatos já tinham cumprido uma greve na quarta-feira, na véspera de uma opçeração policial para evacuar as dezenas de milhares de manifestantes da Praça Taksim, em Istambul.

Este primeiro apelo à greve geral foi pouco seguido. A Confederação Sindical dos Trabalhadores Revolucionários (DISK) reinvindica 420.000 sindicalizados enquanto a dos assalariados do setor público - KESK - conta com 250.000 membros.

Entretanto, o primeiro-ministro, Erdogan, declarou hoje ser seu dever "limpar" a Praça Taksim em Istambul, depois da intervenção da polícia, no sábado, contra o último bastião de manifestantes que reclama a demissão do governante.

"Já disse que chegámos ao fim. A situação tornou-se insuportável. Ontem (sábado), a operação realizou-se e a Praça Taksim e o parque Gezi foram limpos, é o meu dever enquanto primeiro-ministro", disse Erdogan durante uma reunião pública do seu partido, realizada em Istambul.

Foto: TOLGA BOZOGLU/EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana