domingo, 23 de junho de 2013

Moçambique: PR Guebuza diz que “moçambicanos de gema não querem a guerra”



LAS – SO - Lusa

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, disse acreditar que, apesar das últimas situações de violência, o país continuará a viver em paz, porque "o moçambicano de gema" rejeita o retorno à guerra.

Falando, no sábado, em conferência de imprensa na província do Niassa, a cerca de três mil quilómetros a norte de Maputo, onde realiza uma Presidência aberta, Guebuza disse: "Qualquer moçambicano de gema - somos mais de 20 milhões - não vai querer que haja incitação à violência".

Na última sexta-feira, ataques atribuído à Renamo, mas não reivindicados por este partido da oposição, mataram três pessoas no centro de Moçambique, após emboscadas contra viaturas.

Desde então, a circulação na zona é feita em coluna militar, com o apoio de blindados, e não se registaram mais incidentes.

"Acredito que, apesar das provocações perigosas da Renamo, Moçambique continuará a viver em paz e o governo vai continuar a participar no diálogo com a Renamo. Mesmo na segunda-feira, está previsto um diálogo e o governo vai sempre, de boa vontade, procurando resolver os problemas que o país enfrenta", disse o chefe de Estado moçambicano.

Citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), Guebuza prometeu que o diálogo continuará a ser o caminho trilhado pelo governo, da Frelimo, partido no poder desde a independência, em 1975.

Foto: António Silva

Sem comentários:

Mais lidas da semana