quarta-feira, 5 de junho de 2013

Novo Governo na Guiné-Bissau deve avançar ainda esta semana, diz Presidente Interino

 

FP – ARA - Lusa
 
Bissau, 04 jun (Lusa) - O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, anunciou hoje que ainda esta semana deverá ser constituído um novo Governo e acrescentou ter informações de que "estão a aproximar-se as partes que estavam desavindas".
 
Serifo Nhamadjo falava aos jornalistas à chegada a Bissau, após uma ausência de 48 horas, para tratamento médico na Nigéria.
 
No último domingo, quando deixou Bissau, o Presidente de transição acusou as duas principais forças políticas do país de estarem a bloquear a constituição de um novo Governo, mais inclusivo, por estarem a reclamar as "melhores pastas".
 
Hoje, no regresso ao país, mostrou-se aparentemente mais otimista, afirmando que "esta semana é para valer" e que o primeiro-ministro de transição já enviou hoje uma carta "para a indigitação dos nomes" dos próximos ministros.
 
"Os partidos terão de fazer um esforço, um exercício democrático interno, porque não vai ser fácil indigitar alguém dentro de um horizonte de muitos candidatos", disse Serifo Nhamadjo, acrescentando que compreende as dificuldades, mas que o país precisa de um novo Governo para "sair do impasse".
 
É preciso, disse também, virar a página e "pensar nas eleições", porque havendo um Governo é possível pensar "em outras coisas".
 
Serifo Nhamadjo lembrou que há um Governo em funções, mas acrescentou também que "a remodelação é imperativa, para que haja a inclusão que se pretende".
 
Há mais de um mês que se discute na Guiné-Bissau a formação de um novo Governo de transição, mais inclusivo, uma das exigências da comunidade internacional, a par de eleições ainda este ano.
 
"Espero que desta vez as pessoas compreendam que o país está muito parado por causa dessas incertezas", sublinhou Serifo Nhamadjo.
 
Quanto à saúde, o Presidente disse ter havido progressos na sua saúde e que os problemas de diabetes estão controlados, faltando agora baixar mais o colesterol.
 
A Guiné-Bissau está a ser gerida por um Governo de transição na sequência de um golpe de Estado que em abril de 2012 derrubou os governantes eleitos. A transição deveria ser de um ano, mas foi prorrogada até final de 2013, com a comunidade internacional a exigir um Governo mais abrangente e eleições ainda este ano.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana