sábado, 22 de junho de 2013

PM CONDENA MORTES E DIZ QUE INSTABILIDADE VAI FAZER MOÇAMBIQUE RETROCEDER




Almiro Mazive, da AIM, em Inhambane 

Inhambane, 21 Jun (AIM) – O Primeiro-Ministro (PM) moçambicano, Alberto Vaquina, condenou o assassinato de cidadãos indefesos, ocorrido na manhã de hoje, no distrito de Machanga, província central de Sofala, uma acção imputada aos homens armados da Renamo. 

“É lamentável o que está a acontecer em Machanga por contrariar a vontade dos moçambicanos de trabalhar para vencer a pobreza”, disse o PM para, de seguida, acrescentar que o mais agravante é o facto de se ceifar a vida de pessoas indefesas, que são condenadas a morte apenas porque, tendo a necessidade de ganhar o seu pão, se fizeram a estrada.

Pelo menos duas pessoas foram assassinadas na manhã de hoje quando a viatura em que seguiam foi atacada na zona de Machanga, ao longo da estrada nacional Numero Um (EN1) a principal rodovia que estabelece a ligação entre o Sul, Centro e Norte de Moçambique. 

Falando a jornalistas instantes depois de ter desembarcado, a meio da tarde de hoje, no aeródromo da cidade de Inhambane, Vaquina que está na província com o mesmo nome para uma visita de trabalho de três dias, manifestou a sua preocupação em relação aos acontecimentos de Machanga, afirmando que com situações de instabilidade o risco de o país corre o risco de retroceder em todas as esferas da vida. 

“Isto significa que o que tínhamos como conquista individual ou colectiva pode ser posto em causa de um momento para o outro. Temos que evitar que isto continue”, vincou Alberto Vaquina.

O governante explica que esta situação ocorre numa altura em que a maior preocupação dos moçambicanos é ter um ambiente propício para erguerem casas melhoradas, desbravarem a mata para desenvolver a agricultura, acreditando que tudo haveria de se manter por não haver qualquer risco de destruição. 

Porém, o PM disse ser confortável o facto de os moçambicanos condenarem de forma veemente os actos de violência no país, reiterando que a mensagem do governo continuará sendo a preservação da paz, unidade nacional, respeito e dignidade pelos moçambicanos, “que é aquilo que vai fazer com que a nossa posição como país se eleve cada vez mais e possamos sair rapidamente da pobreza”.

A missão de Vaquina nesta visita, que se prolongará até ao próximo Domingo, é monitorar o grau de implementação do Programa Quinquenal do Governo, do Plano Económico e Social (PES) 2013 e do Plano de Acção para a Redução da Pobreza. 

Durante estes três dias, Vaquina vai escalar, para além da cidade de Inhambane, os distritos de Homoíne, Inharrime e Jangamo.

(AIM) mz/sg

Sem comentários:

Mais lidas da semana