domingo, 16 de junho de 2013

POLÍCIA TURCA ISOLA CENTRO DE ANCARA PARA EVITAR PROTESTOS



Jornal de Notícias

A polícia dispersou, este domingo, com gás lacrimogéneo uma cerimónia fúnebre pela morte de um manifestante, em Ancara, isolando o centro da capital da Turquia para evitar concentrações de protesto.

Milhares de pessoas que se aglomeravam nas proximidades da praça Kizilay, no centro de Ancara, fugiram após vários disparos de gás lacrimogéneo da polícia antimotim, que isolou as ruas de acesso à praça, avança a imprensa turca, citada pela agência Efe.

Os manifestantes voltaram a agrupar-se nas imediações e começaram a gritar palavras de ordem contra a polícia, que respondeu com novas descargas de gás lacrimogéneo.

A multidão pretendia fazer uma homenagem a um manifestante de 27 anos que morreu na praça Kizilay com um disparo, de origem desconhecida, na cabeça, no início dos protestos, que decorrem há mais de duas semanas na Turquia.

A intenção da marcha, que envolvia a família do falecido, era deixar uma coroa de flores na praça onde ocorreu o incidente.

O governador de Ancara recordou num comunicado que qualquer manifestação que não tenha sido autorizada será considerada ilegal e será dissolvida sem hesitação.

Milhares de pessoas saíram na madrugada de hoje para as ruas da capital turca para protestar contra a desocupação do parque Gezi, em Istambul, símbolo da revolta antigovernamental.

Desde o início dos protestos, morreram já quatro pessoas, uma delas polícia, havendo registo de mais de 5.000 feridos, de acordo com fontes médicas citadas pela Efe.

Foto: Polícias à paisana prendem manifestante - REUTERS

Leia mais em Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana