domingo, 16 de junho de 2013

Portugal: PASSOS E GASPAR PAGARAM SUBSÍDIO DE FÉRIAS A 1454 “BOYS”




Afinal, o roubo do subsídio de férias aos funcionários públicos não foi para toda a gente: quase 1500 nomeados pelo Governo tiveram direito a recebê-lo. O número é dez vezes superior ao que tinha sido comunicado pelo gabinete de Passos Coelho

Segundo a resposta do gabinete do primeiro-ministro a um requerimento entregue pelo PS na Assembleia, 1454 pessoas nomeadas pelo Governo para cargos de assessoria no executivo e no universo dos institutos públicos e entidades do Estado tiveram direito a receber o subsídio de férias negado à generalidade dos funcionários públicos e aos reformados.

Em setembro, o Governo admitia estarem nesta situação 131 assessores dos gabinetes ministeriais. Os números agora revelados mostram a dimensão das exceções abertas por Passos e Gaspar aos seus homens de confiança que trouxeram para a máquina do Estado: são dez vezes mais do que o Governo admitia há dois meses.

O chefe de gabinete de Passos Coelho começou por garantir a 31 de julho que não tinham sido pagos subsídios de férias a quaisquer membros do Governo e respetivos assessores, prometendo corrigir "qualquer situação identificada em contrário". Mas no mesmo documento justificava a exceção em relação aos restantes funcionários públicos, dizendo que o pagamento dos subsídios se aplicava "aos casos em que se inicia uma nova relação jurídica" no âmbito do regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas.

Com esta exceção oferecida a 1454 'boys' nomeados pelo PSD e pelo CDS - e não os 131 inicialmente admitidos pelo Governo - fica exposta a diferença de comportamento do Governo, que tirou o subsídio de férias aos funcionários públicos, mantendo-os para os escolhidos para preencherem cargos em gabinetes do Estado.


Sem comentários:

Mais lidas da semana