domingo, 2 de junho de 2013

Portugal: SEGURO ACUSA PRIMEIRO-MINISTRO DE INCOMPETÊNCIA



Expresso - Lusa

O Governo anunciou ontem um orçamento retificativo e nele "está previsto um défice que vai ser superior ao que estava contratado", diz o líder do PS.

O secretário-geral do PS, António José Seguro disse hoje, na Trofa, que "o primeiro-ministro tem sido incompetente na execução do seu próprio orçamento, que nunca existiu verdadeiramente e que foi agora corrigido".


O líder socialista lembrou que o Governo anunciou ontem um orçamento retificativo e nele "está previsto um défice que vai ser superior ao que estava contratado".

"E mais: as receitas fiscais vão cair mais de 1600 milhões de euros do que aquilo que o Governo tinha previsto para este ano. Essa queda é porque a economia está também a cair e isso só é possível porque o Governo insiste numa política de austeridade", acrescentou.

António José Seguro falava na apresentação pública da recandidatura da empresária Joana Lima à Câmara local.

Joana Lima, que há quatro anos conquistou a Trofa em nome do PS, derrotando o candidato do PSD, concorre a um segundo mandato sob o lema "No rumo certo, com determinação".

"Quando o primeiro-ministro tenta desculpar-se com o chumbo do Tribunal Constitucional, eu quero recordar ao primeiro-ministro que o custo do seu desvio orçamental é superior à soma de todas as quatro medidas que o Tribunal Constitucional decretou como inconstitucionais", enfatizou.

Seguro conclui que "isso significa que o primeiro-ministro tem sido incompetente na execução do seu próprio orçamento, que verdadeiramente nunca existiu este ano e que foi agora corrigido".

"Mas vejam esta curiosidade: no dia em que o primeiro-ministro entrega o orçamento retificativo na Assembleia da República é ele próprio que vem dizer aos portugueses que não está em condições de garantir que não tenha de fazer um segundo orçamento retificativo", salientou.

"Mas que Governo é este? Que competência e, particularmente, que confiança é que pode inspirar nos empresários, no investimento e nos trabalhadores portugueses", perguntou António José Seguro.

A economia dominou grande parte do improviso de António José Seguro, o qual realçou, uma vez mais, que o desemprego atinge "um milhão de portugueses e 40% dos jovens e que nestes dois anos de governo da coligação PSD-CDS/PP "foram destruídos cerca de 450 mil postos de trabalho".

"Não tinha que ser assim. É assim por erros deste Governo e como diz o povo errar é humano, mas neste caso os erros do primeiro-ministro são desumanos porque criam muitos sacríficos, muita dor e muito sofrimento aos portugueses".

Seguro lembrou que o PS avisou na altura" e que não se ficou pela mera crítica.

"Consideramos que há uma outra forma de equilibrar as contas públicas", repetiu, notando que os socialistas também querem esse equilíbrio.

Mas o PS, reafirmou, tem "um caminho diferente" do que o Governo seguiu.

"O Governo persiste em reequilibrar as contas públicas pela via da austeridade. Nós insistimos que é possível, desejável, necessário e humano que se faça uma boa consolidação das contas públicas, mas pela via do crescimento e do emprego", destacou.

"As contas públicas têm que estar ao serviço dos portugueses e não são os portugueses que têm que estar ao serviço das contas públicas", argumentou.

Seguro insistiu que se a economia crescer geram-se "mais receitas para que o Estado possa diminuir o seu défice" e gastar menos com subsídios desemprego.

O líder socialista afirmou que o orçamento retificativo prevê mais 270 milhões de euros para pagar mais subsídios desemprego, tendo frisado depois que "este ano o país vai gastar cerca de três milhões de euros" só com aqueles subsídios.

Sem comentários:

Mais lidas da semana