terça-feira, 18 de junho de 2013

"Relações políticas entre Portugal e a Venezuela são excelentes" – Passos Coelho



IEL – SMA - Lusa

O primeiro-ministro português qualificou hoje de "excelentes" as relações políticas entre Portugal e a Venezuela, e considerou que esse "bom entendimento político" tem contribuído para o aumento das trocas comerciais entre os dois países.

Pedro Passos Coelho falava no encerramento da VIII Comissão Mista Luso-Venezuelana, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ao seu lado.

No final desta cerimónia, nenhum dos chefes de governo respondeu a perguntas dos jornalistas.

"Não é por de mais dizer que as relações políticas entre Portugal e a Venezuela são excelentes. A visita do presidente Maduro, incluída na sua primeira deslocação à Europa, é demonstrativa da vontade em aprofundar a parceria existente entre os dois países, fundada numa sólida base de confiança, amizade e compreensão mútuas", considerou Passos Coelho, numa intervenção de menos de dez minutos.

Antes, Passos Coelho assinalou que a Venezuela vai assumir em julho a presidência do Mercosul e defendeu que os governos português e venezuelano devem aproveitar essa oportunidade para "dar as suas mãos e trabalhar em conjunto" a favor da rápida conclusão do acordo entre esse mercado de países da América do Sul e a União Europeia.

No seu entender, o acordo entre esses dois blocos "será, sem dúvida, considerado histórico" e "representará, com certeza, uma oportunidade extraordinária para milhares e milhares de cidadãos de ambos os lados do Atlântico".

O primeiro-ministro português acrescentou que o relacionamento entre Portugal e a Venezuela "assenta num sólido acervo contratual" e manifestou satisfação pelos acordos bilaterais assinados hoje, destacando os protocolos entre empresas portuguesas, como a construtora Teixeira Duarte, e o Estado venezuelano.

Segundo o chefe do executivo PSD/CDS-PP, a Comissão Mista Luso-Venezuelana "tem sido uma alavanca particularmente importante eficaz para o fortalecimento do relacionamento comercial entre os dois países e os resultados concretos estão à vista de todos".

"Refletindo a complementaridade entre as duas economias e beneficiando de bom entendimento político existente, o volume de negócios tem vindo a aumentar significativamente entre Portugal e a Venezuela. Desde logo, a Venezuela constitui já um dos principais destinos das exportações portuguesas na América Latina", afirmou.

Na sua opinião, existem "boas perspetivas" de aprofundamento das relações comerciais entre Portugal e a Venezuela em áreas como as infraestruturas, portos, indústria naval, ciência, tecnologia, inovação, agroindústria, turismo, hotelaria e audiovisual.

No seu discurso, Passos Coelho fez uma referência à comunidade portuguesa e de lusodescendentes residente na Venezuela, na qual declarou que o Governo português tem "muito orgulho".
O primeiro-ministro português terminou a sua intervenção com uma "saudação especial" a Nicolás Maduro: "Senhor presidente, foi um prazer tê-lo, bem como a toda a sua comitiva governamental, em Lisboa. Volte mais vezes, com amizade e confiança".

Eleito Presidente da Venezuela em abril, Nicolás Maduro chegou hoje a Lisboa, depois de ter estado em Roma, na segunda-feira, e viaja esta tarde para Paris.

Nesta curta visita a Portugal, o presidente venezuelano encontrou-se com o Presidente da República, Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. No final destes encontros, não houve declarações à comunicação social.

Foto: Andre Kosters/Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana